Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda mai 20, 2019 5:50 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 31 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2, 3  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Locais para pr√°tica
MensagemEnviado: s√°bado set 19, 2015 3:48 pm 

Registado: quinta ago 27, 2015 7:56 pm
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Fällkniven/Mora
Ol√° a todos!

Espero que se encontrem bem.
Resolvi abrir este t√≥pico com o objetivo de reunir (assim o espero) recomenda√ß√Ķes de lugares mais favor√°veis para a pr√°tica de t√©cnicas de sobreviv√™ncia e bushcraft em Portugal. Conto com a vossa ajuda.

O que planeio fazer é o seguinte: à semelhança do documento que criei e que disponibilizei na secção de "Fauna e Flora", pretendo criar um mapa detalhado (com anexos em google earth e cartas militares se possível e aplicável), de locais que unanimemente se considerem interessantes para explorar (conhecidos ou por conhecer), para prática regular, etc.

O vosso contributo é fundamental!

N√£o se trata de "invadir" (at√© porque isso √© um contrasenso do pr√≥prio fundamento de qualquer uma das pr√°ticas) os espa√ßos favoritos ou conhecidos de algu√©m. Trata-se de criar um documento √ļtil para conhecimento de todos.

Obrigado e fico a aguardar feedback no post ou por PM.

Abraço

Assunto da Mensagem: Re: Locais para pr√°tica
MensagemEnviado: domingo set 20, 2015 12:39 pm 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: a que estiver comigo
Cuidado com a tua boa intenção. Essa ideia não vai fazer com que os locais sejam depois demasiado "batidos"? Provavelmente iriam ficar como certos locais que já vi que tem demasiados rastos de civilização como fogueiras, lixo e árvores cortadas.

Fernando Pessoa

MensagemEnviado: ter√ßa set 22, 2015 11:35 am 

Registado: quarta jul 23, 2014 3:39 pm
Faca preferida:: Mora Fernandes
Infelizmente concordo com o Necromonger... Apontar uma √°rea grande ainda v√°, especificar um bom local com, por exemplo, coordenadas GPS n√£o me parece muito saud√°vel para o local...

MensagemEnviado: ter√ßa set 22, 2015 1:06 pm 

Registado: quinta jan 29, 2015 8:20 pm
Canal/Tom PMR 446: 5
Sem contar quem quem saiba de bons locais simplesmente não os vai dar assim "à toa".

MensagemEnviado: quarta set 23, 2015 11:24 am 

Registado: terça nov 22, 2011 10:18 am
Faca preferida:: Gerber Prodigy
komodo Escreveu:
Sem contar quem quem saiba de bons locais simplesmente não os vai dar assim "à toa".

Boas companheiros. Peço desculpa de meter o bedelho na conversa, mas definitivamente há algo neste tópico que me soa mal.
"dar assim á toa"???!!!??? Há 4 anos que faço parte deste forum e sempre o considerei um local de partilha.
Eu compreendo a reserva em divulgar os locais, mas o que vos leva crer que os companheiros membros deste forum e que pedem este tipo de informa√ß√Ķes n√£o s√£o pessoas de confian√ßa para que possam divulgar esse tipo de informa√ß√£o?
O companheiro Necromonger refere com razão que muitos locais ficam marcados com lixo, fogueiras, árvores abatidas etc.. tudo isto é real.
Mas ser√° que foram companheiros desta comunidade que praticaram essas atrocidades?
Quem lê este tópico, fica com a sensação de que existem elites nesta comunidade, ou seja, só alguns são competentes e de confiança para conhecerem e frequentarem determinados locais.
Mais uma vez peço desculpa por ter metido o bedelho na conversa, mas não concordo com esta maneira de proceder.
Por estas e por outras do mesmo género, é que algumas pessoas que se fizeram membros deste forum, o deixaram logo de seguida e coincidência ou não até já fiz varias saídas com duas dessas pessoas e são ambas para lá de competentes e responsáveis. São também
detentoras de conhecimentos muito, mas mesmo muito v√°lidos, que nunca chegaram a ter oportunidade de partilhar, o que na minha
opini√£o foi uma pena.
Abraço para todos.

MensagemEnviado: quarta set 23, 2015 12:43 pm 

Registado: domingo jun 03, 2012 11:36 pm
Na minha opini√£o, divulgar espa√ßos com interesse ao publico em geral pode de facto ser complicado e criar problemas ao local e mesmo reac√ß√Ķes negativas das popula√ß√Ķes locais. Por outro lado partilho do interesse em partilhar e poder conhecer outros locais atrav√©s aqui do forum. Mas √© preciso ter em conta que quem l√™ este forum n√£o s√≥ "membros do forum", pode ser qualquer um que fa√ßa uma pesquisa no google.
Não quer dizer que essas pessoas são irresponsáveis, simplesmente podem estar menos preparadas para algum tipo de actividade no exterior. Essa impreparação vai obviamente fazer surtir efeitos nos locais por onde passam.
Um caso gritante que exemplifica é o que está a acontecer nos famosos passadiços do Paiva, em que milhares de pessoas se convenceram a fazer uma "peregrinação" ao local, deixando para traz lixo, beatas de cigarros etc. Se neste caso que nem sequer implica uma permanência prolongada no local isto acontece, imaginem o que seria em locais mais reservados com equilíbrios ecológicos muito mais frágeis.
Entendo que tal "ficheiro", a existir, deveria ser partilhado apenas entre membros por pedido por MP e depois das devidas advert√™ncias. Por outro lado acho que as instru√ß√Ķes relativas √† localiza√ß√£o deveriam ser relativamente vagas para permitir que cada um tenha o trabalho de planeamento e de escolher o seu caminho. Isso ir√° logo afastar aqueles que s√≥ querem instru√ß√Ķes f√°ceis para encontrar um local para fazer um churrasco ao domingo.
Outra sugest√£o que fa√ßo √© que as 1¬ļ paginas desse guia privado sejam apenas para informar das condi√ß√Ķes de seguran√ßa e condi√ß√Ķes de utiliza√ß√£o dos espa√ßos. como por exemplo a proibi√ß√£o de fazer fogueiras, ou no caso de ser admitido, a necessidade de deixar o terreno tal como foi encontrado ou de prefer√™ncia melhor (recolhendo lixo pr√© existente, por exemplo, pratica que adopto √† muitos anos).

com estes cuidados acho que eventualmente poderia ser √ļtil a exist√™ncia de tal documento.

MensagemEnviado: quarta set 23, 2015 1:24 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
jcosta Escreveu:
komodo Escreveu:

Boas companheiros. Peço desculpa de meter o bedelho na conversa, mas definitivamente há algo neste tópico que me soa mal.
"dar assim á toa"???!!!??? Há 4 anos que faço parte deste forum e sempre o considerei um local de partilha.
Eu compreendo a reserva em divulgar os locais, mas o que vos leva crer que os companheiros membros deste forum e que pedem este tipo de informa√ß√Ķes n√£o s√£o pessoas de confian√ßa para que possam divulgar esse tipo de informa√ß√£o?
O companheiro Necromonger refere com razão que muitos locais ficam marcados com lixo, fogueiras, árvores abatidas etc.. tudo isto é real.
Mas ser√° que foram companheiros desta comunidade que praticaram essas atrocidades?
Quem lê este tópico, fica com a sensação de que existem elites nesta comunidade, ou seja, só alguns são competentes e de confiança para conhecerem e frequentarem determinados locais.
Mais uma vez peço desculpa por ter metido o bedelho na conversa, mas não concordo com esta maneira de proceder.
Por estas e por outras do mesmo género, é que algumas pessoas que se fizeram membros deste forum, o deixaram logo de seguida e coincidência ou não até já fiz varias saídas com duas dessas pessoas e são ambas para lá de competentes e responsáveis. São também
detentoras de conhecimentos muito, mas mesmo muito v√°lidos, que nunca chegaram a ter oportunidade de partilhar, o que na minha
opini√£o foi uma pena.
Abraço para todos.

jcosta
Se compreendes a reserva de alguns em que se divulgue os locais bons para a prática do bushcraft, não entendo então porque estabeleces uma conexão disso com a relação de confiança que merecem os membros ativos do fórum. (é que o fórum é de facto acessível a qualquer pessoa).
Aborrece-me que extravases este assunto em concreto generalizando, referindo que existe uma ‚Äúelite‚ÄĚ no f√≥rum que n√£o d√° a outros membros oportunidade de partilhar os seus conhecimentos.

MensagemEnviado: quarta set 23, 2015 2:47 pm 

Registado: sexta mar 18, 2011 12:15 am
Faca preferida:: Hultafors Heavy Duty
Eu consigo perceber uma certa reserva na divulgação dos locais "assim às claras".

O melhor é o pessoal perguntar se alguém conhece um local na zona xyz e quem souber que responda por mp ou outra via, ou seja, que depois a comunicação seja direta entra as 2 pessoas.

Assim vai-se passando a informação sem ficar tudo disponível.

MensagemEnviado: quarta set 23, 2015 2:58 pm 

Registado: quarta jul 23, 2014 3:39 pm
Faca preferida:: Mora Fernandes
Como devia ser em tudo, é uma questão de bom senso. Não acredito que um frequentador do fórum e amante da natureza vá destruir um local que lhe seja divulgado ou confidenciado, não foi a isso que me referi quando partilhei a minha reserva sobre o assunto.

Aqui em questão está a compilação de informação e não a partilha pontual. Uma vez compilada pode e será, mais tarde ou mais cedo, partilhada e encontrará o seu próprio caminho pelos meandros da internet, um conjunto grande, completo e acessível de informação que chegará a todos dentro e fora do fórum. Eventualmente ou pela afluência aos locais, falta de cuidado e outros factores como poluição, barulho, falta de respeito pelo espaço, ficaram os locais todos marcados...

Nisto sou um bocado fatalista, j√° vi demasiado disso acontecer...

Apesar de achar louv√°vel n√£o considero que os locais estar√£o seguros se essa informa√ß√£o estiver condensada num √ļnico local. Querem saber bons locais? Perguntem, conversem, interajam com os membros do f√≥rum, escolham o caminho do dialogo e n√£o o da informa√ß√£o f√°cil. Interagir tem muito mais vantagens, at√© pode ser que arranjem companhia para a aventura que pretendem fazer ;)

MensagemEnviado: quarta set 23, 2015 8:19 pm 

Registado: quinta ago 27, 2015 7:56 pm
Faca preferida:: Fällkniven/Mora
Bom, após ler os vários comentários que foram surgindo temo que aquilo que lancei como proposta tenha sido mal interpretado, possivelmente, por culpa minha.

Se subscrevo em absoluto a consternação que pode resultar da destruição dos espaços por "artistas" que apenas querem estragar e brincar ao "campismo", sem que com estas palavras exista desprimor a essa atividade, lancei o post com tudo menos isso em mente.

Respeito e compreendo o sentido de reserva (porque se converte numa defesa de um interesse que √© de todos), o que j√° n√£o compreendo t√£o bem √© uma certa onda de "secretismo sepulcral" sobre zonas, e √© sobre isso que falo, zonas de relev√Ęncia com pontos de √°gua e patrim√≥nio natural que nos permita fazer aquilo que mais gostamos. Quando me refiro a google earth e cartas militares s√£o "acrescentos" que poder√£o ser ou n√£o inclu√≠dos. A an√°lise das condi√ß√Ķes do territ√≥rio, da fauna e flora, pontos de √°gua e outras manifesta√ß√Ķes naturais parece-me ser um tema de relevante interesse e que merece aten√ß√£o. √Č a minha modesta opini√£o.

Compreendo igualmente os riscos de uma partilha dessas que, pela minha inten√ß√£o, seria rigorosa e no sentido de evitar complica√ß√Ķes.

Em todo o caso gostaria de deixar claro que, nunca e em momento algum, quis por em causa a segurança dos espaços ou dar azo a aproveitamentos ou quaisquer tendências destrutivas. Lancei o post no sentido de proceder voluntariamente à compilação de um recurso que prezamos e que queremos, assim o acredito, ver respeitado.

MensagemEnviado: quinta set 24, 2015 12:03 am 

Boas noites,amigo Jan. Eu nao refiro a existencia de uma elite.Apenas digo que ao ler certos posts deste forum se fica por vezes com essa sensacao. E ja li posts neste forum que praticamente nao admitem discussao. O amigo Jan por certo ja tera reparado que ocasionalmente surgem situacoes deste tipo. Nao pretendi ofender ninguem. Eu ja sabia que nao devia ter metido o bedelho na conversa. Abraco.
Jan Escreveu:
jcosta Escreveu:
komodo Escreveu:

opini√£o foi uma pena.
Abraço para todos.

jcosta
Se compreendes a reserva de alguns em que se divulgue os locais bons para a prática do bushcraft, não entendo então porque estabeleces uma conexão disso com a relação de confiança que merecem os membros ativos do fórum. (é que o fórum é de facto acessível a qualquer pessoa).
Aborrece-me que extravases este assunto em concreto generalizando, referindo que existe uma ‚Äúelite‚ÄĚ no f√≥rum que n√£o d√° a outros membros oportunidade de partilhar os seus conhecimentos.

MensagemEnviado: quinta set 24, 2015 11:19 am 

jcosta Escreveu:
Boas noites,amigo Jan. Eu nao refiro a existencia de uma elite.Apenas digo que ao ler certos posts deste forum se fica por vezes com essa sensacao. E ja li posts neste forum que praticamente nao admitem discussao. O amigo Jan por certo ja tera reparado que ocasionalmente surgem situacoes deste tipo. Nao pretendi ofender ninguem. Eu ja sabia que nao devia ter metido o bedelho na conversa. Abraco.

Amigo Jcosta
Sempre adorei ‚Äúmeter o bodelho‚ÄĚ nas boas discuss√Ķes, principalmente naqueles que interv√™m pessoas com opini√Ķes divergentes, mas igualmente v√°lidas.
√Č normal que quando temos opini√Ķes fora das ideias vigentes ou at√© menos acertadas que nos ‚Äúsaltem em cima‚ÄĚ.
Por vezes h√° os chamados ‚Äúpican√ßos‚ÄĚ, mas desde que n√£o haja ofensa, encaro a coisa positivamente, porque ‚Äúos tipos demonstraram que estava errado‚ÄĚ ou melhor ‚Äúacho que j√° convenci alguns‚ÄĚ
Agora, n√£o fico melindrado, ou seja, n√£o fico com essa sensa√ß√£o de que ‚Äún√£o devia ter metido o bodelho‚ÄĚ, ‚Äúque estou a ofender algu√©m‚ÄĚ, ou pior ‚Äúque n√£o sou admitido na discuss√£o‚ÄĚ.
Mas, esta é apenas a minha análise, (julgo que sem ofensa) ;)

MensagemEnviado: quinta set 24, 2015 12:54 pm 

Registado: quarta fev 19, 2014 11:29 am
Boas.

Caro jotakryptos,

No nosso blog: foicesalbicastrenses.blogspot.com , quando descrevemos as nossas saídas, normalmente também descrevemos os sítios para onde vamos e por vezes disponibilizamos um mapa.

Boas saídas

FoicesAlbicastrenses
foicesalbicastrenses.blogspot.com

MensagemEnviado: quinta set 24, 2015 2:42 pm 

Jan Escreveu:
jcosta Escreveu:

Amigo Jcosta
Sempre adorei ‚Äúmeter o bodelho‚ÄĚ nas boas discuss√Ķes, principalmente naqueles que interv√™m pessoas com opini√Ķes divergentes, mas igualmente v√°lidas.
√Č normal que quando temos opini√Ķes fora das ideias vigentes ou at√© menos acertadas que nos ‚Äúsaltem em cima‚ÄĚ.
Por vezes h√° os chamados ‚Äúpican√ßos‚ÄĚ, mas desde que n√£o haja ofensa, encaro a coisa positivamente, porque ‚Äúos tipos demonstraram que estava errado‚ÄĚ ou melhor ‚Äúacho que j√° convenci alguns‚ÄĚ
Agora, n√£o fico melindrado, ou seja, n√£o fico com essa sensa√ß√£o de que ‚Äún√£o devia ter metido o bodelho‚ÄĚ, ‚Äúque estou a ofender algu√©m‚ÄĚ, ou pior ‚Äúque n√£o sou admitido na discuss√£o‚ÄĚ.
Mas, esta é apenas a minha análise, (julgo que sem ofensa) ;)

Boas amigo Jan, ainda bem que não se aborreceu comigo, pois também não foi minha intenção ofender ou criar engulhos a ninguem, muito menos a si de quem sou um admirador convicto em relação aos seus topicos, perduros e outras capacidades nestas artes que nós tanto apreciamos.
Mantenho no entanto o que disse e que na minha modesta opinião, já vi ( ou li ) aqui no forum e por diversas vezes tópicos tipo " isto faz-se como eu digo" ou "isto é que é bom e tudo o resto é poeira no deserto" e ponto final. Já aconteceu comigo, daí a razão do meu comentário.No entanto fico feliz por saber que não se aborreceu comigo. Sincero abraço, jcosta.

MensagemEnviado: quinta set 24, 2015 2:46 pm 

Tal como as FoicesAlbicastrenses tenho partilhado aqui no fórum e diversos locais, inclusive disponibilizado fotos ou percurso por GPS para lá chegar.
Mas também já declinei informação a pessoas que ma pediram por MP, porque percebi que apenas se registaram no fórum com essa intenção, deduzindo da troca de MP que o seu interesse era comercial.
A minha opinião é coincidente com a do fsaraiva:

fsaraiva Escreveu:
Na minha opini√£o, divulgar espa√ßos com interesse ao publico em geral pode de facto ser complicado e criar problemas ao local e mesmo reac√ß√Ķes negativas das popula√ß√Ķes locais. Por outro lado partilho do interesse em partilhar e poder conhecer outros locais atrav√©s aqui do forum. Mas √© preciso ter em conta que quem l√™ este forum n√£o s√≥ "membros do forum", pode ser qualquer um que fa√ßa uma pesquisa no google.
Não quer dizer que essas pessoas são irresponsáveis, simplesmente podem estar menos preparadas para algum tipo de actividade no exterior. Essa impreparação vai obviamente fazer surtir efeitos nos locais por onde passam.
(...)
Entendo que tal "ficheiro", a existir, deveria ser partilhado apenas entre membros por pedido por MP e depois das devidas advert√™ncias. Por outro lado acho que as instru√ß√Ķes relativas √† localiza√ß√£o deveriam ser relativamente vagas para permitir que cada um tenha o trabalho de planeamento e de escolher o seu caminho. Isso ir√° logo afastar aqueles que s√≥ querem instru√ß√Ķes f√°ceis para encontrar um local para fazer um churrasco ao domingo.
(...)
com estes cuidados acho que eventualmente poderia ser √ļtil a exist√™ncia de tal documento.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 31 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2, 3  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal