Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sábado jun 19, 2021 1:53 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Dicas sobre os meus Machados
MensagemEnviado: terça dez 17, 2019 6:12 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Faca do mato
Olá pessoal, venho partilhar um vídeo sobre os meus Machados, espero que gostem e comentem, digam se concordam com as minhas observações ou se preferem outros tipos de machado!
Agradeço desde já o vosso apoio, abraço.

Assunto da Mensagem: Re: Dicas sobre os meus Machados
MensagemEnviado: quarta dez 18, 2019 12:18 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro amigo João Carmo.
Um machado é sempre aquele objecto mitico que os amantes da natureza gostam mas que muitas vezes é mais para fazer vista, pois falta o conhecimento e a experiência para tirar partido dele como o fazem os lenhadores e pessoas como tú que nasceste á sombra do seu cabo.
Excelente video muito bem apresentado muito didático e a juntar a teoria com a prática, machados só os tenho dos mais baratos, daqueles chineses que levamos para casa julgando que somos lenhadores de primeira, mas depois verificamos que eles servem para bater mas não para cortar...
Aprendi bastante com esta lição e fiquei convencido, muito embora continuo a gostar de todos os modelos mesmo que seja só pelo desenho.
Talvez ficasse por dizer as melhores madeiras para o cabo.
Parabéns pela realização e ideia concretizada, agradecido pela postagem e a minha frustração por não poder acrescentar nada sobre os machados.
Saudações

MensagemEnviado: quinta dez 19, 2019 4:02 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
milhafre Escreveu:
Um machado é sempre aquele objecto mitico que os amantes da natureza gostam mas que muitas vezes é mais para fazer vista, pois falta o conhecimento e a experiência para tirar partido dele como o fazem os lenhadores......
......Talvez ficasse por dizer as melhores madeiras para o cabo.

Olá milhafre, agradeço o teu comentário no qual apreciei bastante!
Acredita que me fizeste rir quando dizes "mas depois verificamos que eles servem para bater mas não para cortar" ainda há dias quando estive a editar o meu vídeo, dei uma vista de olhos por alguns vídeos sobre o tema, não porque anda-se à procura de informação para dar conteúdo ao meu vídeo, porque aquilo que eu disse na gravação tem enquadramento com o formato dos meus machados, na realidade o que procurei foi saber se existia algum vídeo a falar sobre o ângulo de corte, mas parece que fui o primeiro a lembrar-me disto, por isso fiz aquele desenho para facilitar a compreensão do público.

O meu maior receio ainda agora, mesmo depois de publicar o vídeo, é ter que me sujeitar a alguma critica, sobretudo por parte de algum fabricante, que faça outros tipos de machado diferentes do meu, e venha dizer que para praticar Bushcraft, qualquer machado serve, e não há um modelo especifico conforme eu opinei no vídeo. Mas há um pormenor que não falei no meu vídeo, e eu fui claro no que diz respeito ao tipo de afiação, porque esse tema, daria pano para mangas.... desde lâminas de ângulo aberto ou fechado, lâmina com formato curvo ou reto, formas de afiar o machado enfim, muita coisa se poderia dizer e quem sabe seja tema para um próximo vídeo, porque não!?

Por falar nisso, enquanto fazia a dita pesquisa, vi um vendedor de equipamento para desporto, a fazer uma demonstração de uma machada pequena, cujo a lâmina era de formato curvo, e cada machadada que ele dava, o ferramenta ficava literalmente cravada no tronco, ele tinha necessidade de dar aquela torcida no cabo, para desprender a machada e puxar atrás para dar novo golpe!
Isto acontece por várias razões:
1ª Demonstra que não sabe trabalhar com a machada.
2ª A machada tem um ângulo muito fechado ou fino, própria para entalhe ou cortes de precisão.
3ª O formato da lâmina curva, facilita a penetração na madeira.
Neste caso, todas estas características estavam a favor, para que a lâmina fica-se espetada no tronco, em vez de se retirar pequenos pedaços da madeira... eu ao ver o vídeo, ria-me daquilo, aliás... só estava à espera de ver quanto tempo é que levava a cortar o pau, pois para cortar um tronco com diâmetro de uns 7 cm, foram precisos 79 golpes, em 45 segundos, se a machada não fica-se tantas vezes presa, talvez corta-se em menos tempo... não conta a força, mas sim o jeito... enfim!
Por isso é que prefiro o tal formato reto, faz um corte mais direito retira mais material, os formatos curvos mastigam a madeira se é que me entendem!

Falando nos cabos, eu ainda dei umas dicas, na questão de colocar cunhas ou não, isso depende muito do tipo de olhal.
Também falei sobre o cabo de eucalipto, porque resiste aos impactos por ser uma madeira mais flexível e fibrosa e deve-se usar madeira seca para ficar justa ao olhal e só se deve cortar a parte que sobra do machado, depois de algumas utilizações. Caso o cabo fique largo meter o machado na água ou colocar uma cunha mas sempre alinhada com a lâmina. O eucalipto só tem um defeito, com o uso fica muito liso e escorrega das mãos, mas há uma técnica, esfrega-se terra no cabo, isso dá mais aderência! Os cabos de castanho prendem mais nas mãos, mas são mais rijos e quebram com facilidade, sabia disso?

Abraço e saudações!

MensagemEnviado: quinta dez 19, 2019 6:12 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro amigo João Carmo.
Ainda pensei não falar nos cabos pois sabia que tinhas acrescentado alguma coisa, mas como a escrita estava mesmo boa queria mais e não me arrependo pois assim pudeste acrescentar mais uns bons conselhos. Não existe de facto muita informação e debate sobre isto, eu no inicio queria um machado daqueles pequenos de campismo com martelo e de pouco peso, para martelar as estacas (e ainda hoje gosto deles) e pouco mais, (embora soubesse e admira - se os lenhadores) só agora é que me dou conta do outro mundo que constituem os bons machados.
Penso que o jpgrilo é que poderá participar sobre este tema pois ele é um apaixonado de machados.
Agradeço a excelente e pedagógica escrita que sem dúvida poderá abrir um frutuoso debate.
Saudações

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008