Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda jun 14, 2021 9:03 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: O meu upgrade na minha machadinha
MensagemEnviado: segunda fev 24, 2020 8:08 pm 

Registado: quarta jan 29, 2020 5:35 pm
Faca do fórum Nr: 0
Canal/Tom PMR 446: 1
Faca preferida:: mora
Aqui fica a minha machadinha com um upgrade ( corda a volta do cabo e o efeito queimado da madeira)
!
8-) 8-) 8-) ;)
Imagem

MensagemEnviado: ter√ßa fev 25, 2020 2:37 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Olá amigo oesteraven, gostei da ideia da corda que dá para proteger em caso de falhar a golpeada no tronco e a madeira queimada além de ficar mais bonito também dá mais aderência à mão, muito bem feito, parabéns! Permita-me que partilhe aqui um vídeo a falar sobre os apectos que eu gosto sobre esse tipo de machado!
Abraço :)

MensagemEnviado: ter√ßa fev 25, 2020 4:13 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro oesteraven.
Uma machadinha bem apresentada (e a ter os elogios do João Carmo que é um entendido na matéria )não necessita mais palavras a não ser os meus agradecimentos pela partilha que gostei e os parabéns pelo trabalho apresentado.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: ter√ßa fev 25, 2020 4:41 am 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
Sem d√ļvida que os teus conselhos neste v√≠deo (que j√° comentei )servem √† medida ao nosso amigo Osteraven, mesmo que ele tenha apresentado uma machadinha bem retocada e precisamente dentro do teu conceito de machado.
Quanto ao video nunca √© demais evidenciar os seus ensinamentos e maravilhar - me com este conjunto de machados bem √ļtil e adequado √†s tarefas do bushcraft e tamb√©m do campo o que nos lembra esta verdade do bushcraft ser parente dos trabalhos agr√≠colas.
Mais uma vez agradecido te dou os parab√©ns por este video did√°ctico, sint√©tico, belo e √ļtil.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: quarta fev 26, 2020 10:24 am 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca preferida:: Mora 2000
Não sou fã desse modelo de machado por causa da zona de transição entre a lamina e o olhal ser tão abrupta, que faz com que seja bastante difícil rachar lenha com ele.

Esse tipo de machado foram desenhos para poda, por isso é que tem um perfil de lamina tão fino, com alto poder de corte mas que tem a desvantagem quando se quer rachar lenha.
Para um machado mais versátil e polivalente, o perfil da cabeça deve ser mais em forma de cunha.

De forma melhor esse que nenhum :)

MensagemEnviado: quarta fev 26, 2020 5:17 pm 

Registado: quarta jan 29, 2020 5:35 pm
Canal/Tom PMR 446: 1
Faca preferida:: mora
jpgrilo Escreveu:
Não sou fã desse modelo de machado por causa da zona de transição entre a lamina e o olhal ser tão abrupta, que faz com que seja bastante difícil rachar lenha com ele.

Esse tipo de machado foram desenhos para poda, por isso é que tem um perfil de lamina tão fino, com alto poder de corte mas que tem a desvantagem quando se quer rachar lenha.
Para um machado mais versátil e polivalente, o perfil da cabeça deve ser mais em forma de cunha.

obrigado pela info.
Eu procurei um que fosse " pequeno" e para cortar pequenos galhos/ madeira. vou testa-lo na serra da gardunha para o próximo mês. 8-) 8-) 8-)

MensagemEnviado: quarta mar 04, 2020 2:28 pm 

jpgrilo Escreveu:

Olá jpgrilo, aceito a tua opinião mas como tudo na vida tem pós e contras, sei muito bem daquilo que falas!
Vou deixar aqui algumas desvantagens que eu encontro nesse tipo de machado em cunha:
1 - √Č um problema arranjar um cabo, tens que desbastar a madeira para acertar com o olhal que normalmente √© oval e espalmado.
2 - O cabo entra por tr√°s e necessita sempre de uma cunha.
3 - Para levar para o mato numa mochila, tornam-se mais pesado, porque o aço que está junto ao cabo é mais grosso.
4 - N√£o s√£o machados para executar trabalhos de precis√£o por serem mais pesados.
5 - Com o passar do tempo, correm o risco de sair voando quando a madeira envelhece.
6 - Na troca de cabo é uma chatice retirar o pedaço da madeira que por vezes parte no olhal.
7 - A ligação do cabo à machada é um ponto de rotura, porque é mais estreito em relação ao cabo.

Eu consigo encontrar mais desvantagens do que vantagens, e se o problema é rachar lenha, eu sempre posso fazer uma cunha de madeira, assim nunca tenho o problema de ficar com o machado cravado num tronco, como vejo muita gente fazer!
Mas lá está, ainda bem que há machados de todos os feitios, assim podemos escolher, abraço.

MensagemEnviado: quarta mar 04, 2020 2:40 pm 

milhafre Escreveu:
Caro amigo Jo√£o Carmo.
Sem d√ļvida que os teus conselhos neste v√≠deo (que j√° comentei )servem √† medida ao nosso amigo Osteraven, mesmo que ele tenha apresentado uma machadinha bem retocada e precisamente dentro do teu conceito de machado.
Quanto ao video nunca √© demais evidenciar os seus ensinamentos e maravilhar - me com este conjunto de machados bem √ļtil e adequado √†s tarefas do bushcraft e tamb√©m do campo o que nos lembra esta verdade do bushcraft ser parente dos trabalhos agr√≠colas.
Mais uma vez agradecido te dou os parab√©ns por este video did√°ctico, sint√©tico, belo e √ļtil.
Sauda√ß√Ķes

Obrigado milhafre pelo comentário, o machado maior era feito pelos serralheiros das Minas da Panasqueira, que usavam para escorar a mina, por isso tinha na coronha uma espécie de martelo para bater nos pilares de madeira que suportavam o teto da mina.
O machado médio tem um perfil mais grosso precisamente para rachar lenha.
A machadinha é para trabalhos de precisão, fazer estacas para o feijão, cortar ramos de árvores, esgalhar pinheiros, cortar os ossos da carne etc...

Por isso não há machados polivalentes, a mão do artista é que os podem tornar polivalentes!

MensagemEnviado: quarta mar 04, 2020 2:42 pm 

oesteraven Escreveu:
jpgrilo Escreveu:

obrigado pela info.
Eu procurei um que fosse " pequeno" e para cortar pequenos galhos/ madeira. vou testa-lo na serra da gardunha para o próximo mês. 8-) 8-) 8-)

Estou bastante curioso para ver isso :D
Eu vou levar o meu podão, uma vez que o meu amigo já leva um machado não preciso de ir tão carregado, abraço!

MensagemEnviado: quarta mar 04, 2020 9:22 pm 

Caros oesteraven, jpgrilo e Jo√£o Carmo.
√Č a partir de coment√°rios e partilhas como a que o oesteraven iniciou que se pode desenvolver uma discuss√£o did√°ctica sobre um assunto interessante como √© o reverente aos machados machadinhas e similares.
Penso (sem entender muito do assunto) que os v√°rios machados s√£o como as roupas, servem conforme os fins que vissam servir, no caso para um perduro (onde se valoriza o menor peso) as machadinhas ou os pod√īes s√£o os mais adequados, n√£o deixar√° de haver ocasi√Ķes para usar todos os outros modelos de machados, resta -me agradecer a todos a viva participa√ß√£o neste tema que √© interessante e √ļtil √†s tarefas do mato.
Sauda√ß√Ķes

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 10 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008