Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: s√°bado jun 19, 2021 4:31 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 20 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: ter√ßa nov 25, 2014 12:51 pm 

Registado: terça nov 25, 2014 11:11 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: A que est√° no bolso
Descobri a "Isca" muito recentemente... era parte integrante do Isqueiro do Pastor Algarvio... contaram-me que os velhotes antigamente era assim que acendiam os cigarros...

Isqueiro do Pastor Algarvio
Imagem

Fonte: http://www.projectotasa.com/produtos/isqueiro-de-pastor/

PS: no site encontram ainda outros artigos interessantes feitos com materiais locais... como o "Bordão" (http://www.projectotasa.com/produtos/bordao/) ou o "Memory Stick" (http://www.projectotasa.com/produtos/memory-stick/)... o nome não é muito feliz, mas não apresentam nenhum nome tradicional...

EDIT: o "Memory Stick" aparentemente é um item bastante versátil... e julgo ter bastante potencial para fazer um Kit de Pesca...

"Um Homem prevenido... vale por dois (ou três)..." Provérbio Popular (Adaptado)

MensagemEnviado: ter√ßa nov 25, 2014 1:48 pm 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
JMLFernandes Isso não é um Isqueiro do Pastor Algarvio. Um pastor Algarvio não tinha nem tem fácil acesso a ferrocério. ;)

Aliás, perguntei muitas vezes por escrito ao projecto Tasa como é que isso funcionava sem obter resposta. Parece-me mais uma invenção moderna do que algo verdadeiramente tradicional.

Um isqueiro de pastor algarvio, para mim, é isto:

Quanto aos outros objectos, têm mais um objectivo estético do que prático.

MensagemEnviado: ter√ßa nov 25, 2014 2:34 pm 

Farrobeira Escreveu:
JMLFernandes Isso não é um Isqueiro do Pastor Algarvio. Um pastor Algarvio não tinha nem tem fácil acesso a ferrocério. ;)

Aparentemente... creio que nos tempos mais recentes da utilização desta técnica (pelo menos de acordo com os relatos verbais que tenho, relativos à zona de Paderne/Albufeira)... usavam mesmo a pedra de um isqueiro "normal"...

Farrobeira Escreveu:
Aliás, perguntei muitas vezes por escrito ao projecto Tasa como é que isso funcionava sem obter resposta. Parece-me mais uma invenção moderna do que algo verdadeiramente tradicional.

Conheço quem sabe utilizar este método... é algo sobre o qual tenho bastante interesse e pretendo saber mais... inclusive documentar se possível...
Sei também que não usavam a bolsa como surge na imagem... essa sim é de natureza mais comercial...

Farrobeira Escreveu:
Um isqueiro de pastor algarvio, para mim, é isto:

Aqui no trabalho (devido à censura) não consigo ver vídeos... mas julgo que sei qual é o vídeo... utiliza uma pedra com alto teor de quartz e canivete... certo?

Farrobeira Escreveu:
Quanto aos outros objectos, têm mais um objectivo estético do que prático.

Foram deixados apenas como referências... para materiais disponíveis e objetos que são possíveis de executar com eles...

MensagemEnviado: ter√ßa nov 25, 2014 3:33 pm 
L√°pis Azul

JMLFernandes Escreveu:

Farrobeira Escreveu:

Conheço quem sabe utilizar este método... é algo sobre o qual tenho bastante interesse e pretendo saber mais... inclusive documentar se possível...
Sei também que não usavam a bolsa como surge na imagem... essa sim é de natureza mais comercial...

Pelo que me disseram, uma vez que nunca tive com nenhum conjunto desses na mão, no troço de madeira estão embutidos troços de ferrocério (pedra de isqueiro) ao raspar o ferrocério no vidro produzem-se faíscas que provocam a ignição dos frutos da erva isqueira semi carbonizados previamente.

Ou seja, é um firesteel com acessórios numa embalagem mais tradicool.

N√£o acho gra√ßa. Tenho mais interesse e para mim √© muito mais genu√≠no de um pastor usar-se o tro√ßo de quartzo, recolhido na Serra entre o xisto onde √© abundante, associado √† preciosa navalha r√ļstica forjada em a√ßo carbono sempre no bolso e aos frutos da erva-isqueira recolhidos no Barrocal.

MensagemEnviado: ter√ßa nov 25, 2014 4:30 pm 

Farrobeira Escreveu:
Pelo que me disseram, uma vez que nunca tive com nenhum conjunto desses na mão, no troço de madeira estão embutidos troços de ferrocério (pedra de isqueiro) ao raspar o ferrocério no vidro produzem-se faíscas que provocam a ignição dos frutos da erva isqueira semi carbonizados previamente.

Ou seja, é um firesteel com acessórios numa embalagem mais tradicool.

A descrição do processo corresponde exatamente ao que me foi descrito...
Adorei o termo da embalagem tradicool... mas também creio que é uma versão turística mais atual...

Farrobeira Escreveu:
N√£o acho gra√ßa. Tenho mais interesse e para mim √© muito mais genu√≠no de um pastor usar-se o tro√ßo de quartzo, recolhido na Serra entre o xisto onde √© abundante, associado √† preciosa navalha r√ļstica forjada em a√ßo carbono sempre no bolso e aos frutos da erva-isqueira recolhidos no Barrocal.

Poderá esta versão "Kitada" ser uma adaptação específica de alguma região Algarvia onde não se tenha acesso fácil ao quartzo? Por exemplo uma região onde a pastorícia se efetua-se apenas entre o Barrocal e o Litoral, sem existir contato com a Serra? Conheçes alguam referência nesse sentido?

MensagemEnviado: ter√ßa nov 25, 2014 4:47 pm 
L√°pis Azul

JMLFernandes Escreveu:

Farrobeira Escreveu:

Poderá esta versão "Kitada" ser uma adaptação específica de alguma região Algarvia onde não se tenha acesso fácil ao quartzo? Por exemplo uma região onde a pastorícia se efetua-se apenas entre o Barrocal e o Litoral, sem existir contato com a Serra? Conheçes alguam referência nesse sentido?

Não me parece. O quartzo é mais facilmente identificável na serra mas ocorre também em menor frequência no litoral e no barrocal essencialmente na forma de calhaus rolados transportados pelas linhas de água. Por outro lado é um material de elevadíssima durabilidade. Todos os habitantes teriam facilidade de acesso (tal como do sílex, que também existe no litoral e barrocal).

MensagemEnviado: ter√ßa nov 25, 2014 4:52 pm 

Ok... obrigado pelas informa√ß√Ķes... tenho que continuar a explorar este cantinho...

MensagemEnviado: ter√ßa nov 25, 2014 5:26 pm 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
JMLFernandes Escreveu:
Descobri a "Isca" muito recentemente... era parte integrante do Isqueiro do Pastor Algarvio... contaram-me que os velhotes antigamente era assim que acendiam os cigarros...

Imagem

Fonte: http://www.projectotasa.com/produtos/isqueiro-de-pastor/...

Isto devia passar para o tópico fogo...

Foi este processo que mencionei no tópico "isqueiro de mecha": viewtopic.php?f=73&t=4306#p62694

Apesar de ter visualizado (há cerca de 40 anos) o acender da mecha por este processo, continuo confuso relativamente à explicação técnica do mesmo.
Como se acende a mecha, (sendo esta de algodão ou de prangos trifida), com o o vidro e o tal pedaço de madeira?
O segredo est√° na "madeirinha"?

MensagemEnviado: ter√ßa nov 25, 2014 8:02 pm 
L√°pis Azul

Jan Escreveu:
JMLFernandes Escreveu:

Imagem

Foi este processo que mencionei no tópico "isqueiro de mecha": http://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic ... 306#p62694

Apesar de ter visualizado (há cerca de 40 anos) o acender da mecha por este processo, continuo confuso relativamente à explicação técnica do mesmo.
Como se acende a mecha, (sendo esta de algodão ou de prangos trifida), com o o vidro e o tal pedaço de madeira?

Citar:

MensagemEnviado: quarta nov 26, 2014 1:20 am 

Farrobeira Escreveu:
Jan Escreveu:
JMLFernandes Escreveu:

Imagem

Foi este processo que mencionei no tópico "isqueiro de mecha": viewtopic.php?f=73&t=4306#p62694

Citar:

mas terá sido sempre assim? ferrocério embutido na madeira!
e porquê embutido na madeira? terão as raspas de madeira alguma função na ignição da mecha / isca.

MensagemEnviado: quarta nov 26, 2014 10:55 am 

Jan Escreveu:
mas terá sido sempre assim? ferrocério embutido na madeira!

Conheço quem viveu muitos anos de perto com um velhote que acendia os cigarros assim (tal como tu também já referiste... mas ainda assim é uma referência relativamente recente... no máximo 20/30 anos) e andava apenas com os 3 itens soltos no bolso e usava a pedra sem a madeira... talvez seja apenas por uma questão prática na manipulação do objeto e durante a execuação da técnica...

Jan Escreveu:
e porquê embutido na madeira? terão as raspas de madeira alguma função na ignição da mecha / isca.

Eu estou perto do artes√£o respons√°vel pelo artigo da imagem... pelo que espero conseguir ter acesso a um conjunto destes e simultaneamente tentar conseguir obter algumas dessas respostas... depois dou feedback...

MensagemEnviado: quarta nov 26, 2014 11:30 am 

Registado: segunda set 21, 2009 11:36 am
Faca preferida:: Mora 2000
Um video a mostrar como a coisa funcionar era um "must" :)

MensagemEnviado: quarta nov 26, 2014 12:09 pm 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
mesmo em zonas onde o quartzo não ocorra naturalmente, a sua distribuição por mão humana acontece desde a pré-história, pelo que a falta de acesso local a uma matéria dessas não seria uma justificação muito forte.
por outro lado o uso da navalha para as faíscas desbasta uma ferramenta valiosa, não sei até que ponto é que não terão sido usadas pirites férreas, provavelmente muito mais comuns.
de qualquer modo é um estudo etnográfico interessante de se fazer.

MensagemEnviado: quarta nov 26, 2014 12:15 pm 
L√°pis Azul

toonman Escreveu:
mesmo em zonas onde o quartzo não ocorra naturalmente, a sua distribuição por mão humana acontece desde a pré-história, pelo que a falta de acesso local a uma matéria dessas não seria uma justificação muito forte.
por outro lado o uso da navalha para as faíscas desbasta uma ferramenta valiosa, não sei até que ponto é que não terão sido usadas pirites férreas, provavelmente muito mais comuns.
de qualquer modo é um estudo etnográfico interessante de se fazer.

Talvez em vez da navalha pudessem usar um bocado de lima.

N√£o me parece que o uso da pirite fosse muito comum em Portugal. As pirites do Alentejo s√£o normalmente demasiado fri√°veis para para esse processo.

MensagemEnviado: sexta dez 19, 2014 12:12 am 

Entusiasmado por este assunto, fiz um isqueiro destes + mecha.

Usei uma barra dum firesteel j√° gasto no meio. Parti-a em dois. Dois furos numa madeirinha um pouco de cola e...

Imagem

A mec√Ęnica da coisa √© ao estilo do "flint and steel" e o resultado √© bastante eficiente. A mecha pega na maior parte das vezes apenas com uma raspadela :)

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 20 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal