Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: domingo jun 20, 2021 2:14 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Permissão para fazer fogo
MensagemEnviado: domingo nov 10, 2019 6:12 pm 

Registado: quinta nov 07, 2019 6:10 pm
Faca do fórum Nr: 0
Boas,
Após vários anos de campismo e trilhos uma coisa que nunca fiz foi aventurar.me mato fora com um espírito de sobrevivência e bushcraft.
Tenho visto vários artigos e vídeos acerca do assunto para quando a "coisa" acontecer, não estar completamente desamparado.
Pretendo ir sem qualquer tipo de comida e tentar desenrrascar.me por lá.
Uma dúvida que tenho e nas pesquisas que fiz é sempre um pouco dúbio é acerca dos fogos.
Alguém me pode esclarecer acerca disto ?
É permitido fazê.los ou não é permitido de todo/podem apenas ser feitos em certas alturas do ano/entre certas horas?
Fogo para aquecimento e para cozinhar os alimentos.
Obrigado pela atenção.

Assunto da Mensagem: Re: Permissão para fazer fogo
MensagemEnviado: domingo nov 10, 2019 7:16 pm 

Registado: quarta jan 30, 2013 5:09 pm
Faca preferida:: a que estiver comigo
Boas, tendo em conta que é a tua primeira mensagem, possivelmente o ideal era teres-te apresentado primeiro...

caalgosi Escreveu:
Pretendo ir sem qualquer tipo de comida e tentar desenrrascar.me por lá.

Ir para aonde? para um pinhal, uma ribeira e pescar? o teu corpo está habituado a passar fome? sim podemos sobreviver 3 semanas sem comida mas a maior parte das pessoas ao final de 24 horas sem comida começa a sentir os efeitos, irritabilidade, frustração, fraquezas...

Em relação ao fogo, há durante o verão a época de perigo florestal, salvo erro de 1 de Julho a 30 de Setembro, por isso é proibido fazer lume até para cozinhar em todo o território nacional, até maquinas agrícolas tem de tomar precauções.
Sem Excepções...

Fora da época de proibição, há certas zonas onde continua a ser proibido, áreas protegidas pelo ICNF, como as aribas ou Pinhais Nacionais, fora disso regra geral é haver bom senso, eu tal como quase todos aqui no Fórum quando vamos para o mato, gostamos de fazer a nossa fogueira para cozinhar e aquecer.

Podes fazer a tua fogueira, tendo sempre controlo sobre ela, limpando a área onde vais fazer a fogueira para não alastrar, e mantendo-a simples...
Lembra-te que campismo fora de parques de campismo é considerado selvagem e por isso proibido.

Fernando Pessoa

Assunto da Mensagem: Re: Permissão para fazer fogo
MensagemEnviado: segunda nov 11, 2019 2:40 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro Caalgosi.
Eu no essencial não diria melhor que o Bruno, estando de acordo com ele talvez começa - se por te saudar na tua entrada na comunidade do fórum e só depois te diria para te apresentares, mas são estilos ambos defensáveis, seja como for gostamos de saber mais sobre ti e certamente contamos contigo para animares o fórum e seres mais um desta grande família.
Sem dúvida que trouxeste um tema importante para discussão, parabéns por isso e por participares no fórum.
Eu se me permites sugeria que leva-ses alimentos suficientes e se encontra -ses alimentos (atenção ao imenso conhecimento necessário para recolher alimentos e não se envenenar)não usava os que tinha levado e ganhava uma imensa experiência com isso, como motivação consulta o video do Farrobeira sobre um percurso na ilha sem alimentos para veres a dificuldade da tarefa.
A falta de alimento é tão ou mais grave se estamos em movimento e sujeitos a esforços vários, mas muito pior é a falta de água ou a água imprópria para consumo.
O conhecimento é ainda mais importante que o equipamento, capacidade fisica ou a vontade, pois o conhecimento abrevia a resolução do problema, evita o erro e torna-nos prudentes.
Com tudo isto segue os teus desejos (de preferência com companhia)e serás feliz nas aventuras.
Quanto ao fogo foi tudo dito pelo Bruno, talvez aconselha-se a ter água ou outros meios para apagar os fogos, circundar a fogueira com pedras ter atenção à volocidade e direcção do vento e marcar os caminhos de fuga.
Saudações

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008