Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: domingo jun 20, 2021 1:46 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo abr 19, 2020 9:11 am 
Lápis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Muito útil, quando nos habituamos em 50% das situações começamos a realizá-lo em vez do nó de barqueiro.

A amarração derivada também é útil em muitas situações em que se tem pouca corda, em que se trabalha com fibras naturais ou em que apenas queremos uma amarração que não é sujeita a grandes esforços.

MensagemEnviado: domingo abr 19, 2020 3:46 pm 

Registado: segunda mar 30, 2020 7:49 pm
Faca do fórum Nr: 0
Boa tarde,
Dirijo-me com todo o respeito, ao Farrobeira distinto membro deste Fórum, pelo vídeo postado ao qual mereceu toda a minha atenção e originou a vontade de partilhar um pouco mais da minha pessoa e do meu conhecimento.
Citando in vídeo, ”… nó de Barqueiro que passa a nó-constritor ou de saco e que serve para fazer a atadura ou amarração de “Transom” (travessa), tendo como inúmeras aplicações no mato ou na horta ”.
Pois bem, agora irei transpor estes termos para a minha área que é a Náutica.
O nó que o Farrobeira apresentou chamado nó de barqueiro, chama-se “Volta de fiel “ e que mordida ou travada, passa ao termo empregue de nó-constritor ou de saco, que depois será utilizado como bem disse, na atadura ou em inúmeras outras aplicações (no mato, na horta) e agora acrescento também na área náutica, que serve para: manter a vela unida ao mastro e à retranca, na escada de Jacob (Nautical Jacob´s Ladder) ou para iniciar a execução da rede que fica por baixo da escada de portaló, saída ou entrada dos tripulantes do navio (Gangway)..., enfim, inúmeras aplicações como bem disse!

Well done,
Saudações Náuticas,
Paulo Moroso

MensagemEnviado: segunda abr 20, 2020 5:54 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caros amigos Farrobeira e yorus.
Farrobeira, mais um excelente vídeo sobre um conhecimento essencial no campo no mar e em cada momento da vida, eu sou daqueles (julgo que existem muitos)que tenho imensa dificuldade neste tema e por isso é uma imensa bênção poder assistir a estes ensinamentos fundamentais e dados por quem sabe, num video com boa imagem e som, conciso e capaz de ser apreendido por todos (para mim necessitava de ser mais lento, dificuldade minha)só me resta dar -te os parabéns pelo vídeo e agradecer esta partilha.
Yorus, excelente partilha a completar na parte marítima e a provar que a participação no fórum é extensivel e desejável ser por todos, uns mais entendidos numa matéria, mas todos com coisas a partilhar.
Quando acabar esta pandemia podias dinamizar um curso caseiro de artes marítimas, ao vivo ou mesmo virtualmente no fórum, existe uma forma de fazer actividades do mato usando barcos, caiaques ou canoas, temos mesmos algumas partilhas no fórum, pensa nisso...
Os meus parabéns pelo resultado da partilha e agradecimentos pela mesma.
Saudações

MensagemEnviado: segunda abr 20, 2020 10:59 am 

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Faca preferida:: pedra lascada
YORUS Escreveu:
(...) O nó que o Farrobeira apresentou chamado nó de barqueiro, chama-se “Volta de fiel “ e que mordida ou travada, passa ao termo empregue de nó-constritor ou de saco, que depois será utilizado como bem disse, na atadura ou em inúmeras outras aplicações (...)

De facto os nós têm varias variações. No caso da volta do fiel, para além do já referido, pode-se:
- dar mais voltas, passando por dentro da volta anterior ou por fora;
- travar o nó, com o nó simples ou um cote feito no "chicote";
- pronto a disparar, (laçado), rematando com o "seio" em vez do "chicote";
- "mordendo" na volta anterior ...
Imagem

MensagemEnviado: segunda abr 20, 2020 9:15 pm 
Lápis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
YORUS Escreveu:
Boa tarde,
Dirijo-me com todo o respeito, ao Farrobeira distinto membro deste Fórum, pelo vídeo postado ao qual mereceu toda a minha atenção e originou a vontade de partilhar um pouco mais da minha pessoa e do meu conhecimento.
Citando in vídeo, ”… nó de Barqueiro que passa a nó-constritor ou de saco e que serve para fazer a atadura ou amarração de “Transom” (travessa), tendo como inúmeras aplicações no mato ou na horta ”.
Pois bem, agora irei transpor estes termos para a minha área que é a Náutica.
O nó que o Farrobeira apresentou chamado nó de barqueiro, chama-se “Volta de fiel “ e que mordida ou travada, passa ao termo empregue de nó-constritor ou de saco, que depois será utilizado como bem disse, na atadura ou em inúmeras outras aplicações (no mato, na horta) e agora acrescento também na área náutica, que serve para: manter a vela unida ao mastro e à retranca, na escada de Jacob (Nautical Jacob´s Ladder) ou para iniciar a execução da rede que fica por baixo da escada de portaló, saída ou entrada dos tripulantes do navio (Gangway)..., enfim, inúmeras aplicações como bem disse!

Well done,
Saudações Náuticas,
Paulo Moroso

Yourus, antes de mais excelente intervenção com informação adicional pertinente.

Apesar de termos tendência a associar nós à actividade da marinha, onde como portugueses temos enorme tradição, os nós são transversais a varias actividades completamente diferentes. Por exemplo em https://www.animatedknots.com/ a divisão por actividade é notória.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal