Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda jun 21, 2021 8:52 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta jan 17, 2020 1:37 am 

Registado: quinta dez 24, 2015 2:30 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Joker CO01
Boas pessoal

Apareceu-me este artigo sobre o uso dos condimentos na alimentação, e algumas das suas propriedades.

Como creio que pode ser útil para alguém, aqui deixo o atalho.

https://academic.oup.com/bioscience/art ... 453/229475

MensagemEnviado: sexta jan 17, 2020 2:26 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro jl9116
Boa partilha dum assunto bem complexo e interessante, é pena ser em Inglês e de difícil leitura, sem me prender a uma leitura que não fiz, pois não domino o Inglês, posso dizer que de facto não é só pelo sabor que acrescentamos especiarias á culinária, no fundo os auxiliares ao sabor, os aditivos alimentares, não são só especiarias naturais, a cozinha moderna está impregnada de químicos sintéticos que modificam e melhoram o sabor, ao mesmo tempo que têm multiplos efeitos, uns positivos outros negativos para a saúde humana, é interessante analizar os ingredientes que compõem os produtos embalados e rotulados, aí aparecem entre outros os famosos Es, que são melhoramentos culinários normalmente quimicos sintéticos produzidos em laboratório com vista a melhorar o sabor, a cor, e mesmo a textura dos alimentos e também ajudam a prolongar a validade dos mesmos.
De certa forma o grande incremento na divulgação das especiarias foram (entre outros)os Portugueses na cruzada dos descobrimentos ao trazerem do Oriente as especiarias para o Ocidente, ao mesmo tempo que as usavam para prolongar a conservação(ou a disfarçar o efeito do tempo nos alimentos)e melhorar o sabor dos alimentos sujeitos a tão longas viagens.
As especiarias foram e são caras tendo sido confundidas com o ouro pelo preço que custavam, este facto e o desenvolvimentos da técnica alimentar e da indústria quimica e alimentar e drogaria levou à criação de drogas sintéticas para substituir o efeito das especiarias naturais, mas também para prolongar a duração dos alimentos industriais de forma mais econômica e com um largo âmbito culinário.
As especiarias naturais, tais como as sintéticas têm efeitos profundos no palacto, mas também alteram positivamente e negativamente os efeitos na forma como o corpo absorve e aproveita os alimentos, tendo entre muitos outras manifestações o aumento ou diminuição da temperatura corporal como se verfica no consumo das pimentas, com a dilatação dos vasos sanguíneos e efeitos no combate a certás doenças ou o eventual aparecimento de sintomas propicios ao aparecimento de outras.
É um sem numero de causas e consequências que podem ser muito promissoras.
Agradeço a partilha e saúdo o aparecimento de novas e boas participações tão necessárias ao futuro do fórum.

MensagemEnviado: sexta jan 17, 2020 2:37 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Olá jl9116 gostei da sua partilha, mas fui abrir a página e como o texto é longo terei que o ler noutra altura!
Mas no que diz respeito ao assunto, eu como sou uma amante da culinária, as horas passadas de volta das panelas para mim, são horas de prazer, ainda por mais no final, temos aquela recompensa, que é apreciar o cozinhado, enchendo a barriga de substâncias benéficas ou não, para o nosso organismo!
Só pelo título do tópico, isto dá muito que falar e vou tentar resumir o que penso sobre o assunto:

Os temperos só por si, são substâncias naturais que fazem falta ao nosso organismo, as folhas e sementes de certas plantas, contém óleos e sais minerais que ajudam na absorção de outras substâncias que estão contidas nos alimentos. Quando cozinhamos os alimentos, juntamente com certas especiarias, já estamos a sintetizar algumas substâncias, por serem levadas a uma certa temperatura e quando ingeridas, são mais facilmente absorvidas pelo aparelho digestivo e entram na corrente sanguínea, chegando às nossas células.

Outro pormenor muito importante das especiarias, quando utilizadas na nossa comida, vão despertar as nossas papilas gustativas gerando mais saliva (enzimas) ajudando a nossa digestão, fazendo com que os nossos alimentos sejam ainda mais bem aproveitados.

As especiarias foi para o povo Português uma moeda de troca, só para terem uma ideia da importância deste produto. No tempo das descobertas onde os nossos aventureiros levavam dias e meses seguidos em alto mar, onde os alimentos tinham que ser temperados para poderem aguentar o mais tempo possível sem se estragar, foi sem dúvida um grande passo em termos culinários.

As especiarias fazem com que as bactérias não se desenvolvam nos alimentos. Isto acontece por uma razão simples, ao adicionar certos ingredientes nos nossos alimentos, vamos alterar o sabor, vamos alterar a acidez, vamos alterar até mesmo a composição química do produto, fazendo com que deixe de haver condições naturais para o desenvolvimento das bactérias.
Mas afinal, aquilo que não é bom para as bactérias será bom para nós?
É aqui, que entra o processo de cura, que passa pela transformação do alimento com recurso ao fogo, para poder ser ingerido pelo ser humano, ou pelo método de secagem natural, muito utilizado pelos nossos aventureiros, método esse que muita gente hoje em dia, dá pouca importância que é perfeitamente compreensível, pelas facilidades que temos hoje na conservar alimentos por métodos artificiais.

Mas como tudo na vida tem pós e contras, algumas substância podem ser benéficas, outras nem tanto assim, dependerá do estado de saúde de cada pessoa!

MensagemEnviado: sexta jan 17, 2020 11:58 pm 

Registado: quinta dez 24, 2015 2:30 am
Faca preferida:: Joker CO01
Num resumo muito curto, os condimentos são usados desde a antiguidade para dar mais sabor aos alimentos, mas acima de tudo para os preservar devido às suas propriedades anti bacterianas e anti virais.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal