Bushcraft PT
https://bushcraft-pt.org/forum/

Fava Rica ou fava guizada ou molho de favas.
https://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=76&t=8118
Página 1 de 1

Autor:  milhafre [ sábado abr 11, 2020 3:43 am ]
Assunto da Mensagem:  Fava Rica ou fava guizada ou molho de favas.

A fava rica é a fava seca que se comia um pouco por este Portugal e que em Lisboa (por exemplo) era vendida nas ruas, ao fim e ao cabo o nome de rica é um eufemismo pois ela era comida de pobre e no fundo comida de sobrevivência e uma forma de comer favas durante um periodo mais longo.
Cada lugar terá a sua forma de as fazer como Açoriano vou trazer a forma como a minha mãe fazia e quiçá outros apontamentos.
O Farrobeira com o seu belíssimo vídeo sobre o cultivo e feitura de favas frescas sarapatadas à moda do Algarve é que me fez lembrar das favas ricas.
Compra -se favas secas (dificeis de encontrar, as vezes só em casas de sementes) meio kilo chega pois rendem muito, a minha mãe lavava as favas e ponha as favas de molho de um dia para o outro, no outro dia tirava o olho preto no cimo da fava (há quem se limite a dar um golpe ) depois cozem - se em abundante água só com uma cebola, pode ser em panela de pressão (demora menos )ou em panela normal até quase se desfazerem, depois picam -se cebolas, alhos, salsa, pimenta moida dos Açores (pimenta da terra, ou massa de pimento) açafroa ou açafrão bastardo, uma especie de açafrão existente nos Açores é uma flor aparentada com o açafrão genuino, uma colher a gosto, banha, azeite a gosto, colorau, canela para quem gostar e louro e sal e pimenta branca ou preta a gosto.
Colocam -se todos os ingredientes (ou em alternativa é feito um refogado com estes ingredientes e depois são colocadas as favas e deixa -se apurar e acrescenta -se a salsa) com exceção da salsa que só se pôe no fim e vai ao lume a rectificar e depois pôe -se a salsa e acaba - se e come -se preferentemente com pão de milho ou bolo da sertá uma especie de pão de milho feito na frigideira ou sertá.
É de comer e chorar por mais, outra forma é não demolhar e levar primeiro à panela de pressão e depois acabar cozendo sem vapor.
Esta comida apesar de ser demorada tem muito de comida de sobrevivência e de bushcraft pois era feita em lume de lenha e com favas que podem ser transportadas e durem muito tempo, para além de serem confecionadas de forma artesanal.
As favas ricas eram petisco muito comum nas festas da aldeia e convivios entre amigos e família.
Saudações e bom apetide.

Autor:  milhafre [ sábado abr 11, 2020 6:39 am ]
Assunto da Mensagem:  Re: Fava Rica ou fava guizada ou molho de favas.

Caros camaradas.
Impulsionado pelo vídeo do Farrobeira sobre favas, aqui vai outra receita de aproveitamentos tipo sobrevivência :
Cascas de favas podem ser comidas de diversas formas, como sugestão juntar as cascas ás favas, depois de lavadas e retirados os fios são as mesmas escaldadas e juntas ao guizado de favas, pode ser qualquer um, mas não ficará mal umas favas cozidas com chourizo e ovos escalfados, favas estas que vão a cozer só com água e depois quando quase prontas faz -se um refogado (ou tudo em cru ) com , rodelas de chouriço, (pode por toucinho ou bacon,) cebola, alho, pimenta, quem quiser por massa de tomate pode por, colorau e escalvar os ovos, no preparado ou fora em água a ferver com vinagre, provocando um redemoinho com um garvo a mexer a água e juntar os ovos um de cada vez abertos, e depois de 2, 3 minutos juntar ao guizado, finalizar com salsa ou coentros. (Quem quiser mais requintado pode cozer entrecosto e juntar aos ovos, depois é por fatias de pão no prato e comer. ( no fim pode -se pôr mais azeite se o do revogado for pouco).
Outra forma possivel (entre outras ) será uma especie de esparregado substituindo os espinafres, pelas cascas de favas fervidas.
Outra forma será um salteado de legumes no wok ou fregideira, um pouco de gordura, os chineses preferem a banha ou o oleo de amendoim, bem quente e os legumes entre os quais as cascas de favas escaldadas com tempero, sendo necessário pode -se acrescentar um pouco de caldo de galinha para ajudar na cozedura.
Saudações

Página 1 de 1 Os Horários são TMG [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
http://www.phpbb.com/