Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda jun 21, 2021 7:56 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quinta mai 21, 2020 10:20 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Faca do mato

MensagemEnviado: sexta mai 22, 2020 4:45 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro amigo Jo√£o Carmo.
Mais um video sobre a saga do desconfinamento, ser√° sem d√ļvida uma serie para ficar e marcar historicamente estes tempos de solid√£o principalmente por ser uma op√ß√£o inteligente, dedicada e propedeutica de como passar um tempo de preven√ß√£o num isolamento semi volunt√°rio (na medida que podia ser em outro lugar qualquer), usufruindo do melhor que o lugar tem e contribuindo igualmente com o melhor que o Jo√£o podia retribuir √† terra, o trabalho e o respeito que ela merece e precisa, se mais n√£o fora estes v√≠deos t√™m a suprema subtileza de fazer pensar sobre o equilibrio e a sustentabilidade que este Mundo necessita, n√£o ter√° sido por falta deles que se chegou at√© aqui?
O video é feito com bons enquadramentos, com boa imagem e alguns planos interessantes e significativos como o lugar exterior da refeição estar delimitado por luz e sombra, como a dizer que há um momento sombrio que se vive mas uma escolha de luz a fazer, a qualidade da imagem melhorou muito com a preocupação de filmar com a luz equilibrada e não em contraluz e depois são os cenários e os trabalhos agricolas sempre deslumbrantes, por tudo isto os meus parabéns pela realização e os meus agradecimentos pela partilha.
Sauda√ß√Ķes e sa√ļde

MensagemEnviado: quarta jun 03, 2020 3:24 am 

milhafre Escreveu:
Caro amigo Jo√£o Carmo.
Mais um video sobre a saga do desconfinamento, ser√° sem d√ļvida uma serie para ficar e marcar historicamente estes tempos de solid√£o principalmente por ser uma op√ß√£o inteligente, dedicada e propedeutica de como passar um tempo de preven√ß√£o num isolamento semi volunt√°rio (na medida que podia ser em outro lugar qualquer), usufruindo do melhor que o lugar tem e contribuindo igualmente com o melhor que o Jo√£o podia retribuir √† terra, o trabalho e o respeito que ela merece e precisa, se mais n√£o fora estes v√≠deos t√™m a suprema subtileza de fazer pensar sobre o equilibrio e a sustentabilidade que este Mundo necessita, n√£o ter√° sido por falta deles que se chegou at√© aqui?
O video é feito com bons enquadramentos, com boa imagem e alguns planos interessantes e significativos como o lugar exterior da refeição estar delimitado por luz e sombra, como a dizer que há um momento sombrio que se vive mas uma escolha de luz a fazer, a qualidade da imagem melhorou muito com a preocupação de filmar com a luz equilibrada e não em contraluz e depois são os cenários e os trabalhos agricolas sempre deslumbrantes, por tudo isto os meus parabéns pela realização e os meus agradecimentos pela partilha.
Sauda√ß√Ķes e sa√ļde

Ol√° amigo milhafre, n√£o podia deixar de agradecer as tuas palavras, pois s√£o elas que me motivam a partilhar aqui aquilo que gosto de fazer!
Muito obrigado e abraço.

MensagemEnviado: quinta jun 04, 2020 6:27 pm 

Para não estar a abrir mais um tópico e como se trata de dar continuidade a uma série, partilho aqui a 4ª parte do meu confinamento!
Espero que gostem e apelo a vossa ajuda no canal, obrigado!

MensagemEnviado: sexta jun 05, 2020 4:30 am 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
A primeira ideia √© de que o v√≠deo consegue obter boa imagem, mesmo com pouca luz e isto pelo bom aproveitamento da luz indirecta, depois √© que a organiza√ß√£o do filme n√£o perde qualidade mesmo sem gui√£o pr√© definido e escrito e isto n√£o s√≥ porque a vida do campo tem uma din√Ęmica pr√≥pria que faz encadear a ac√ß√£o com os objectivos, ainda mais quando existe a mais valia do ser pensante habituado a se auto organizar e com um qualquer factor especial do homem dos sete instrumento, como √© o nosso amigo Jo√£o Carmo...
Na primeira cena existe a percep√ß√£o do imagrecimento for√ßado (que no caso faz bem) mas que significa tamb√©m as restri√ß√Ķes que a pandemia e a crise econ√īmica ir√° trazer a todos, sobretudo aos pobres do campo, mas depois h√° o engenho e arte da constru√ß√£o duma bela mesa e todas as artes do campo agricola, depositando esperan√ßa no dia de amanh√£, n√£o podemos deixar de apontar a cena do ninho como significativa da necessidade de comer, mas tamb√©m que novos dias vir√£o e que a natureza tr√°s sempe um novo renascer.
Que dizer mais ?
Principalmente que as cenas decorrem de forma organizada com objectivos e com uma mensagem actual, resiliente e vencedora, servida por imagens belas, num lugar que se renova e mostra todo o seu explendor, muito bom e mesmo que seja o ultimo do confinamento, fecha com chave de ouro esta série.
Parabéns pela realização, ideia e representação exímia e agradecido pela partilha.
Sauda√ß√Ķes e saude.

MensagemEnviado: ter√ßa jun 09, 2020 2:54 pm 

Registado: quarta nov 25, 2009 9:16 pm
Faca do fórum Nr: 16
Faca preferida:: Mora
joao carmo Escreveu:
Para não estar a abrir mais um tópico e como se trata de dar continuidade a uma série, partilho aqui a 4ª parte do meu confinamento!

Quantas horas de vídeo é que isso deu João?

MensagemEnviado: quarta jun 10, 2020 12:15 am 

roaz Escreveu:
joao carmo Escreveu:

Quantas horas de vídeo é que isso deu João?

Olá Roaz, eu estou a reduzir o tempo de vídeo desta série precisamente para ver se o publico não se farta do tema, mas estou quase a terminar esta série e novos vídeos estão a ser preparados.
Passa lá pelo canal a dar aquela força, ou então aparece para fazermos uma aventura, abraço!

PS: Mas só te posso responder à pergunta depois de terminar a série :D

MensagemEnviado: s√°bado jun 13, 2020 12:52 am 

... e assim termino esta série de vídeos sobre o meu confinamento, provocado pela pandemia da covid-19!
Espero que gostem, comentem o que acharam deste vídeo ou de outros, qualquer comentário será bem-vindo :D

MensagemEnviado: s√°bado jun 13, 2020 2:32 am 

Agora respondendo ao amigo Roaz, esta série de vídeos do meu Confinamento resultaram mais de 114 minutos de vídeo, repartido por 5 episódios!

MensagemEnviado: s√°bado jun 13, 2020 2:37 am 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
Eis a conclusão da saga do confinamento, num vídeo conciso, com boa imagem, bem filmado, mostrando como se adapta com engenho os instrumentos agrícolas ás necessidades do trabalho e das tarefas do campo, foi uma adaptação excelente transformando um podão numa eficaz roçadeira que mesmo em modo acelerado não enganou na sua verdadeira função de corte.
Eu gostei, mas penso que ficou a faltar algum final conclusivo que melhor conclui - se a série, seja como for o vídeo valeu por si e resultou num video bem realizado que não desto - ou, só me resta agradecer pela partilha e pelo resultado conseguido, no fim considero que mesmo bom este video do conjunto foi o menos conseguido e na minha humilde opinião devia ter sido igualmente forte para fechar com chave de ouro a série.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: s√°bado jun 13, 2020 1:23 pm 

milhafre Escreveu:
Caro amigo Jo√£o Carmo.
Eis a conclusão da saga do confinamento, num vídeo conciso, com boa imagem, bem filmado, mostrando como se adapta com engenho os instrumentos agrícolas ás necessidades do trabalho e das tarefas do campo, foi uma adaptação excelente transformando um podão numa eficaz roçadeira que mesmo em modo acelerado não enganou na sua verdadeira função de corte.
Eu gostei, mas penso que ficou a faltar algum final conclusivo que melhor conclui - se a série, seja como for o vídeo valeu por si e resultou num video bem realizado que não desto - ou, só me resta agradecer pela partilha e pelo resultado conseguido, no fim considero que mesmo bom este video do conjunto foi o menos conseguido e na minha humilde opinião devia ter sido igualmente forte para fechar com chave de ouro a série.
Sauda√ß√Ķes

Ol√° amigo milhafre, agrade√ßo o seu coment√°rio, e para ir ao encontro da sua analise sobre este v√≠deo, de facto eu tamb√©m estava a pensar fazer uma s√≠ntese, gravar uma cena onde eu pode-se falar para a c√Ęmara, relatando os momentos vividos, mas al√©m do meu estado de esp√≠rito n√£o ser animador dado ao contexto naquela altura, mais a condi√ß√£o em que me encontrava j√° bastante fatigado daquela situa√ß√£o! Se reparar com aten√ß√£o nos movimentos das cenas, eu largava as ferramentas para o ch√£o, movia-me mais lentamente, uma das vezes quando alcei a perna at√© bateu no cabo, isso s√£o sinais de cansa√ßo aliado ao facto de estar mais magro e vestir roupa bastante suja, fruto dos dias longos que n√£o teimavam em passar!
Depois seguindo a directriz dos primeiros epis√≥dios, n√£o falo para a c√Ęmara por op√ß√£o pr√≥pria, mas tamb√©m porque nunca tinha feito nada deste g√©nero.
"Como sabe eu gosto muito de falar e de partilhar ideias, mas aqui tentei fazer algo diferente na série!"
Depois vi as visualiza√ß√Ķes a cair, logo ap√≥s o primeiro v√≠deo, isso afecta muito o nosso interesse, a estrat√©gia que usei para manter a aten√ß√£o do publico foi ir reduzindo o tempo dos v√≠deos, √† medida que a s√©rie ia surgindo do primeiro para o √ļltimo 43, 22, 21,13 e 12 minutos respectivamente... mas nem isso ajudou.
No √ļltimo v√≠deo h√° uma esp√©cie de resumo, onde mostro os enxertos das √°rvores, todos os preparativos que fiz na horta em foto-reportagem, onde aparece a varanda para as ervilhas, o plantio das batata, o plantio dos feij√Ķes, o plantio da alface e couve, a parte cortada da erva, o arranjo do caminho, a foto geral da fazenda e eu minutos antes de entrar no carro para regressar a casa ao fim de 53 dias de confinamento, s√£o alguns pormenores que talvez n√£o sejam alcan√ßados pelo p√ļblico... "um Artista n√£o pode dizer tudo na tela... o observador tamb√©m tem que interpretar a sua vis√£o!"

Com tanta oferta que há na net, hoje o publico está mais exigente, é muito complicado fazer algo que prenda a atenção, mas vamos tentando seguir em frente.
Como não sou pessoa de baixar os braços já estou a preparar novos vídeos que vão dar animo ao canal assim eu espero!

Pe√ßo desculpa pelo texto, pois o F√≥rum seria para falar sobre aventuras no mato e n√£o em quest√Ķes t√©cnicas de v√≠deo mas tinha que dizer isto como forma de responder √† sua observa√ß√£o!
Mais uma vez obrigado pelo contributo, abraço.

MensagemEnviado: s√°bado jun 13, 2020 5:42 pm 

Caro amigo Jo√£o Carmo.
Uma pergunta pertináz é saber para que serve o fórum?
Na minha simples opinião o fórum serve para comunicar sobre todos os assuntos da natureza, onde se inclui as técnicas sobre feitura de vídeos sobretudo as com temáticas como os teus e depois os teus esclarecimentos são fundamentais e penso que ajudaram a entender a mensagem.
Para al√©m do que bem explicas, entendi o apressar do corte da relva como a mensagem do tempo a passar e reparei tamb√©m nas condi√ß√Ķes extremas do confinamento que s√£o um exemplo para as saidas longas de campo onde o prazer pode virar sacrif√≠cio...
Penso que os esclarecimentos valorizar√Ęo o v√≠deo e espero que tenham ajudado a fazer compreender o m√©rito que tem quem generosamente faz coisas para os outros, saber agradecer e valorizar o que os outros fazem, devia ser aprendido na escola.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: domingo jun 14, 2020 3:40 am 

milhafre Escreveu:
Caro amigo Jo√£o Carmo.
Uma pergunta pertináz é saber para que serve o fórum?
Na minha simples opinião o fórum serve para comunicar sobre todos os assuntos da natureza, onde se inclui as técnicas sobre feitura de vídeos sobretudo as com temáticas como os teus e depois os teus esclarecimentos são fundamentais e penso que ajudaram a entender a mensagem.
Para al√©m do que bem explicas, entendi o apressar do corte da relva como a mensagem do tempo a passar e reparei tamb√©m nas condi√ß√Ķes extremas do confinamento que s√£o um exemplo para as saidas longas de campo onde o prazer pode virar sacrif√≠cio...
Penso que os esclarecimentos valorizar√Ęo o v√≠deo e espero que tenham ajudado a fazer compreender o m√©rito que tem quem generosamente faz coisas para os outros, saber agradecer e valorizar o que os outros fazem, devia ser aprendido na escola.
Sauda√ß√Ķes

Obrigado e bom fim-de-semana!

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 13 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: