Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda jun 21, 2021 7:46 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Como desmanchar um coelho
MensagemEnviado: quarta nov 25, 2020 10:45 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Faca do mato
Este é um vídeo que abre uma nova lista de reprodução do canal que se chama "Tutoriais"
Espero que gostem, comentem para ajudar o canal, abraço!

Assunto da Mensagem: Re: Como desmanchar um coelho
MensagemEnviado: quinta nov 26, 2020 2:45 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro amigo Jo√£o carmo.
Um v√≠deo pedag√≥gico, simples mas com muito conte√ļdo, desde logo por ser realizado na natureza num retiro de montanha que j√° √© um √≠cone de beleza, tranquilidade, produ√ß√£o agricola, engenhocas e muitas hist√≥rias, depois √© uma li√ß√£o multipla sobre a ca√ßa, prepara√ß√£o de peles, cuidados sanit√°rios, sobreviv√™ncia e culin√°ria, mas se tudo isto fosse pouco teriamos ainda que tudo isto era apresentado de forma clara com boa imagem e som.
Tenho duas d√ļvidas a primeira √© que vite a abrir a pele no sitio do peito, n√£o sei se √© sempre assim, pois julgo (sem certezas)que na minha terra esfolavam s√≥ com dois golpes nos tornozelos e s√≥ depois √© que retiravam as v√≠sceras, outra quest√£o √© n√£o teres retirado umas bolas de sebo (ditas bedum) que se situam em cada perna e que supostamente dariam mau gosto √† carne, qual a raz√£o?
Quanto à pele pensava que se usava sal para limpar a pele (penso que lhe daria rigidez negativa) mas industrialmente usam produtos nocivos, esta tua forma é pessoal ou toda a gente usa a mesma?
Outra pergunta e porque mencionas -te os ratos, √© se os m√©todos naturais de os matar, como o feij√£o cru moido, ou o geso com farinha (ou e a√ß√ļcar )ser√£o eficazes?
Por fim √© dar - te os parab√©ns por este v√≠deo bem realizado com boas ideias e a lembrar a multiplicidade da vida rural, mais do que tudo √© agradecer -te a partilha do que constitui um verdadeiro servi√ßo p√ļblico que deve ser o mote para todos apoiarem o teu trabalho se n√£o com coment√°rios, mas pelo menos com likes que s√£o antes de mais a forma de demonstrarem o reconhecimento e com este serem racionais se quiserem continuar a ver excelentes v√≠deos com li√ß√Ķes Fundamentais sobretudo para quem vive na cidade.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: quinta nov 26, 2020 4:46 am 

Ol√° milhafre n√£o vou citar o teu coment√°rio para n√£o ficar o t√≥pico muito alargado, mas respondendo √†s tuas quest√Ķes escrevo estas linhas:

Eu comecei a abrir o coelho pela parte interna das patas traseiras em direção ao centro da barriga, e terminei na cabeça esfolando até aos maxilares.

As bolas de que falas podem ser os testículos, mas este coelho era tão pequenino que nem sequer ainda tinha chegado à idade adulta. Normalmente os testículos são retirados ainda com o animal quente, depois de levar com as pauladas detrás das orelhas, isso é para que a carne não fique com odor desagradável, é uma reação natural do organismo, quando o animal é sujeito a este sacrifício!

Em relação à pele ainda falta curtir, eu no vídeo só tive o cuidado de limpar e secar, e como é um animal jovem, meti a pele à sombra para não ficar ressequida ou queimada do sol. Como era um animal pequeno não tinha assim muita gordura que pudesse depois fazer apodrecer a pele. Agora só quero passar a pele por um banho de água morna com sal, e deixar secar. No fim vou passar com cebo ou um creme para amaciar e puder costurar sem rasgar. Mas há outras formas de curar a pele conforme o tipo do couro e tamanho.

Para matar os ratos o método mais eficaz é mesmo a ratoeira, porque os vejo mortos e enterro para neutralizar maus cheiros! Um rato morto com gesso vai cheirar mal se ficar num sítio da casa de difícil acesso, para além disso a própria humidade do ar estraga o gesso ou a farinha! As pastilhas serão sempre a melhor opção porque aceleram a decomposição do animal e seca rápido!

Muito obrigado pelo apoio que me tens dado, abraço :)

MensagemEnviado: quinta nov 26, 2020 2:22 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro amigo Jo√£o Carmo.
Excelentes respostas √†s quest√Ķes que te coloquei, o que desde j√° te agrade√ßo e volto a frisar que s√£o por estas e outr√°s raz√Ķes que vale a pena aproveitar e valorizar os teus v√≠deos, seja como for √© fundamental continuares com o teu trabalho, pois estou certo que mais cedo que tarde os camaradas saber√£o reconhecer o valor das tuas participa√ß√Ķes.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: sexta nov 27, 2020 2:19 am 

Amigo milhafre eu sei quem me ajuda e estou a retribuir sempre que algu√©m escreve coment√°rios ou simplesmente d√£o um "like" nas publica√ß√Ķes que fa√ßo.
Quem é que não gosta de ver um like numa publicação do face ou outra plataforma qualquer?
O mesmo se passa para quem cria conte√ļdos no YouTube, isso √© normal penso eu!
Mas não sei porque carga de água as pessoas dão "gosto" no face, mas depois onde precisamos de ajuda para promover o canal, não dão esse prazer... isso é desmotivante!
J√° comecei a filtrar muita coisa e de momento j√° n√£o perco tempo com alguns canais!
Também não tenho tempo para tudo amigo é a melhor justificação que eu dou!
Abraço e mais uma vez muito obrigado :)

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 5 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008