Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: segunda jun 21, 2021 8:03 pm

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: ter√ßa dez 08, 2020 3:33 am 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: Faca do mato
Este vídeo foi pedido por um canal do YouTube e achei interessante partilhar aqui no Fórum, espero que gostem!
Abraço da Beira Baixa.

MensagemEnviado: ter√ßa dez 08, 2020 5:11 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro amigo Jo√£o Carmo
As couves ditas Portuguesas ou Galegas são como o bacalhau, apropriadas a serem confecionadas de mil e uma maneiras, desde logo acompanhando o bacalhau nesta época do Natal, mas também por exemplo nesta excelente receita que o João apresenta neste vídeo cheio de cor, ou não fosse realizado no seu retiro de montanha, onde as cores mais do que se misturarem, se completam, envolvendo os verdes vivos e variados das couves, aos não menos variados tons de verde que se apresentam viçosos em cada legume, arvore de fruto ou demais produção desta quinta modelo, revivalizando com a paleta de castanhos, onde convivam com o exemplo de trabalho, dedicação e amor que a montanha pode ser dura mas deixa espaço ao sentimento se manifestar no enlevo como cada planta é tratada.
As couves podem ser simples, quase ignoradas nos dias de hoje, mas crescem em direc√ß√£o aos c√©us como a demonstrar o seu valor, gastron√īmico, economico e de sobreviv√™ncia, das pessoas do campo.
A embrulhar todo o encanto da quinta gravada na montanha, temos um vídeo atento aos promenores de qualidade, onde se inserre este fogão expetacular, idealizado pelo João que permite varios patamares de cozedura, o que é fundamental para este manjar simples mas de excelente sabor, são destes sinais de qualidade que nos chegam a nós que é feito este vídeo e esta partilha que muito agradeço, ao mesmo tempo que dou os devidos parabéns, pela realização e trabalho global que graciosamente chegou até nós.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: ter√ßa dez 08, 2020 7:40 pm 

Muito obrigado pelas palavras, e foi um prazer partilhar este v√≠deo, n√£o s√≥ para responder a um pedido de um amigo, como tamb√©m dei prova de que tudo √© poss√≠vel, desde que haja vontade! Esta churrasqueira est√° preparada para cozinhar de v√°rias maneiras, usando as diferentes fases do fogo, as dist√Ęncias em rela√ß√£o ao fogo, a posi√ß√£o relativa ao fogo etc... por isso cozinhar nestas condi√ß√Ķes n√£o √© para qualquer pessoa, ainda por mais ter o cuidado de gravar as imagens ao mesmo tempo! Isto tudo requer pr√°tica e bom gosto como se pode ver pelo v√≠deo.
Fico muito contente por ver que o objetivo deste vídeo é alcançado, essa é a maior realização... abraço!

MensagemEnviado: quarta dez 09, 2020 3:21 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caro amigo Jo√£o Carmo.
No meu comentário faltou as palavras que acrescentas (embora elas estejam subentendidas no comentário )de facto neste teu retiro está condensado um pouco da tua méstria, por onde quer que olhemos vemos a tua marca criativa, com bom gosto e com aqueles pequenos nadas que fazem sonhar aqueles que como eu, gostam da natureza, da simplicidade e do aproveitar o velho e fazer novo.
Depois do ponto de vista da realiza√ß√£o cinematogr√°fica √© indubit√°vel que nas condi√ß√Ķes que realizas os teus v√≠deos, tudo √© mais dificil e para sair com a qualidade que sai, √© necess√°rio aumentar a carga de transforma√ß√£o possitiva, em tempo, paci√™ncia e saber, por isso, talvez porque o tenhas dito, seja mais f√°cil os outros entenderem e dar√©m o justo valor.
Sauda√ß√Ķes

MensagemEnviado: quarta dez 09, 2020 1:24 pm 

Pois, um olhar mais atento vê pormenores que talvez não cheguem a todos, ou porque as imagens passam rápido ou mesmo pelo à vontade com que faço as coisas!
Reparou quando retirei as couves da √°gua para colocar na frigideira, onde utilizei o garfo e a faca a fazer de pin√ßa? Foi feito com uma m√£o s√≥, ali√°s sempre que a c√Ęmara est√° a "dan√ßar" todo o trabalho executado, √© feito com uma m√£o s√≥, mas mais engra√ßado √© que pode ser qualquer uma delas, esquerda ou direita, aqui √© que est√° o grande segredo! Eu fa√ßo de prop√≥sito em utilizar a m√£o esquerda em certas ocasi√Ķes para treinar a sensibilidade das duas m√£os, para que numa situa√ß√£o de emerg√™ncia possa usar qualquer uma delas, e mais importante disso tudo, ajuda o desenvolvimento cognitivo, ao tentar fazer coisas com aquela m√£o que n√£o est√° habituada a trabalhar!
Desta talvez o meu amigo n√£o sabia :D
Abraço.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 5 mensagens ] 

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: