Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quinta out 28, 2021 6:19 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça jan 28, 2020 3:21 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Mensagens: 1548
Faca do fórum Nr: 0
Caros camaradas.
Muito já foi escrito sobre os nossos petiscos no campo, mas pensei se não seria bom algumas ideias básicas sobre comida no campo para os menos habilitados:
1 - Uma técnica base é saber modos de confecção de alimentos que eu distinguia em alimentos cozidos, alimentos assados e alimentos guizados, (existem varios termos) que eu caracterizaria todos os de tacho que ao contrário dos cozidos envolvem ou um estrugido, refogado e outros termos que basicamente são uma pré preparação com gordura envolvendo cebola, alho, alho francês, cenoura, aipo e toda uma sorte de legumas que são previamente cozinhados e só depois é que entra o alimento principal que pode ser legumes, carnes ou peixe, a ideia é dar conforto ao prato, com uma envolvência de substância.
Os guizados normalmente envolvem um refogado de cebola e alho, minimos ingredientes(pode -se por basicamente todos os legumes que se quiser e especiarias) hoje alargou -se os guizados quando não se faz um revogado inicial e pôe -se tudo junto na panela.
2 - Cozidos são quando se usa um tacho com algum liquido (normalmente água, mas pode ser leite, azeite, etc...)e cozem -se os ingredientes.
3 - Assados é quando se utiliza o calor envolvido no ar, dum forno ou mesmo junto da fogueira sem estarem os alimentos em contacto com o fogo.
4 - Grelhados é quando a carne e o peixe (mas pode ser outros alimentos)estão em contacto com o lume, ou sobre uma chapa em contacto directo com o lume.
Com estás técnicas basicas estamos perante a base de todas as receitas.
Saudações


Editado pela última vez por milhafre em sexta mar 13, 2020 5:16 am, num total de 1 vez.

Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: terça jan 28, 2020 1:45 pm 
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Mensagens: 1873
Localização: Tomar
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada
Em termos de comida de campo, acho que há dois grupos iniciais, os que são cozinhados e os que não são. Não mencionas este último, que divido em dois grupos:
- os crus, ou seja, frutas, frutos secos, saladas, etc.
- os snacks, ou seja sandes, barras, rebuçados, batatas fritas e outras “porcarias”
Quanto aos cozinhados, separo-os apenas em três grupos:
- os cozidos (panela com água). O refogado inicial é um pormenor de confeção.
- os fritos (frigideira com óleo, azeite, margarina, …)
- os assados. Se depois é direto na brasa, com uma grelha ou chapa (grelhados), num forno, etc. já são subgrupos deste.

_________________
Imagem
- venitur tuo natura -


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: terça jan 28, 2020 6:12 pm 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Mensagens: 1548
Faca do fórum Nr: 0
Caro Jan
Agradeço e saudo o teu reaparecimento (que tanta falta faz) e o teu bom contribuito neste tema.
De facto não mencionei os fritos e por outro lado fizeste bem em colocares o tema nas comidas de campo com a separação entre comidas cozinhadas e as não cozinhadas, eu só entrei nas técnicas de culinária, por isso julgo que o que podias considerar (o que não fiz) seriam as saladas e as sandes, preparadas no campo e não as levadas de casa, quanto a considerar que assados englobam os grelhados, pode ser que seja, mas considero interessante distingui - los, mas é só uma opinião.
Muito bom contributo como sempre e se as minhas lacunas e erros servirem pra aumentar a participação que venham eles.
Saudações


Editado pela última vez por milhafre em sexta mar 13, 2020 5:17 am, num total de 1 vez.

Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quarta jan 29, 2020 12:37 am 
Avatar do Utilizador

Registado: quarta nov 25, 2009 9:16 pm
Mensagens: 349
Localização: Lisboa
Faca do fórum Nr: 16
Faca preferida:: Mora
Nos cozinhados em campo gosto de fazer uma divisão paralela à do Jan.

Com tachos e panelas ou sem.

Cozinhar sem tachos leva-me a ser mais inventivo e a tornar as coisas um pouco mais desafiantes. Claro que não é opção em todas as situações.

Alguns exemplos:

Coelho enterrado à Fernandes
No espeto
Em grelha de paus verdes
Embrulhado em barro
(carne, peixe, vegetais)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quarta jan 29, 2020 4:49 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Mensagens: 1548
Faca do fórum Nr: 0
Caro Roaz.
Bom acrescimo ao tema de facto os cozinhados, mesmo obedecendo às técnicas que eu e o Jan consideraram, não necessitam de ser feitos em tachos e tú, acrescentas várias formas de improvisar e o Farrobeira também considerou o bambu e a utilização do vulcanismo para cozer ao vapor nos Açores etc.
Só posso agradecer o contributo.
Saudações


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quinta jan 30, 2020 12:15 am 
Avatar do Utilizador

Registado: domingo mar 04, 2012 6:18 pm
Mensagens: 1873
Localização: Tomar
Faca do fórum Nr: 0
Faca preferida:: pedra lascada
roaz Escreveu:
Cozinhar sem tachos leva-me a ser mais inventivo e a tornar as coisas um pouco mais desafiantes. Claro que não é opção em todas as situações. (...)

Para ter aquela vivência genuína do bushcraft, o espírito é mesmo esse. Levar o mínimo de artificialismos e utilizar os recursos da natureza do local onde nos encontramos.
(nos escuteiros chamamos a isso, "cozinha selvagem").
Dentro do mesmo espírito, acho que também se deve levar os géneros alimentícios o menos processado possível, (enlatados , liofilizados, etc.)

_________________
Imagem
- venitur tuo natura -


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quinta jan 30, 2020 12:54 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Mensagens: 1548
Faca do fórum Nr: 0
Caro Jan.
Boa ideia mestra é de facto mais interessante, mais imaginativo(eventualmente mais econômico ) e mais saudável usar e fazer do menos mais e do mais proximo da agricultura a norma.
Apesar da ideia de cozinha selvagem ser a norma, não desqualifica todos os conhecimentos culinários ou mesmo a sofisticação adaptada em casos especiais de campismo na natureza ou até o conhecimento dos produtos tecnológicos, que mais não seja para os criticar construtivamente.
Agradeço o bom contribuito do Jan, feito de sabedoria e experiência.
Saudações


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: terça jul 13, 2021 5:45 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Mensagens: 1548
Faca do fórum Nr: 0
Caros camaradas
Espero não repetir ideias já desenvolvidas sobre métodos de cozinhar alimentos, ou melhor fontes de calor.
Assim temos fontes de calor ditas naturais como o calor do solo conseguido na actividade vulcânica, geotermia, o colocar os ingredientes ou em sacas directamente nas águas quentes dos gêiser vulcânicos, cosendo os ovos e toda a sorte de produtos sujeitos a serem cosidos directamente nas águas ferventes, segundo enterrando na terra para cozerem no vapor, ou mesmo a superfície da terra para aquecer os alimentos, situações onde exista actividade vulcânica como nos Açores, outra forma será aproveitar a energia solar e com fogões onde se faça incidir o foco dos raios de sol se produzir calor suficiente para servir de forno, consegue -se com o sistema de espelhos que fazem convergir os raios solares num ponto.
Depois temos várias formas de energia como seja a energia resultante da combustão da Madeira ou outros materiais carburantes, por exemplo os pastores da Mongólia fazem a partir das fezes secas das renas, mas duma maneira geral todas as fezes secas servem, depois temos os combustíveis líquidos como o álcool, o petróleo etc, temos também os comuns fogareiros a gaz de diversos formatos, mais sofisticados ou não.
Para além destas formas de conseguir fogo e aquecer os alimentos com ele temos formas de produzir reacções químicas capazes de resultar no aquecimento dos alimentos é o caso dos comuns sacos militares que fazem uma reacção calórica ao juntar água, depois temos o acrescentar ácido no caso vinagre ou citrinos sumo de limão ou outros, como a laranja, lima, etc que provocam uma pre cozedura.
Existem muitas formas de usar o calor a maior parte já acrescentadas, como a cosedura, fritura, assados etc, nestes podemos mencionar por um lado a forma de assar lentamente numa cova os alimentos onde se colocou pedras aquecidas( ou carvão incendiado) e se cobriu com areia ou terra, podendo ou não fazer uma fogueira por cima da cova, enfim muitas técnicas que de forma despreocupada e na senda de serem completadas, aqui deixo, na certeza que a confecção dos alimentos é uma forma de segurar a qualidade alimentar em termos sanitários e de sabor.
Saudações


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: quinta set 02, 2021 7:47 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Mensagens: 1548
Faca do fórum Nr: 0
Caros camaradas
Reparei ao visionar as ideias do Jan sobre comida feita sem tachos que não tinha contado uma situação que em serviço se passou comigo que comprei sardinhas para o almoço mas como não tinha nada para alem da fome que fiz uma fogueira e com o pão Fiz directamente na fogueira e retirei com dois paus para o pão e comi, ( atenção, pode - se espetar em espetos de pau retirados do mato, bem molhados, para não queimar e colocar perto da fogueira) fosse carne resultava na mesma, ( atenção às folhas de bananeira ou folhas de conteira (planta infestante da qual o Farrobeira já falou, onde se usam as folhas e se chupa as flores, muito doces...) podia - se também cozinhar fazendo uma cova cheia de pedras quentes ou carvão em brasa colocar por cima os alimentos bem embrulhados e protegidos com as folhas de bananeira ou conteira e cobrir de terra ou areia e deixar a cozinhar por boas horas.
Já falamos sobre o bambu há moda do Farrobeira, duas telhas fechadas com barro também servem para assar( existe mesmo a receita da tainha na telha há moda do Ribatejo)existe o grelhar sobre pedra quente e outras formas, espero que tenha ajudado.
Saúde e muito mato responsável e em segurança, saudações


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
cron
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal