Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sexta jan 21, 2022 6:37 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Cuscus com legumes e chouriço
MensagemEnviado: terça nov 16, 2021 5:56 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Faca do fórum Nr: 0
Caros camaradas.
Cuscus são trigo cofecionado de forma a ficar uma espécie de arroz de tamanho variável, conforme as regiões ou paises é mais grosso ou fino, não irei dizer, pois não sei bem a forma de o fazer, julgo que no Norte de Portugal é mais grosso e feito lentamente em frigideira, sendo molhado o trigo várias vezes, este prato é mais comum no Norte de África com especial referência em Marrocos, mas o que vou indicar é mesmo cuscus de compra, eles são vendidos em pacotes de 500 gramas ou de um kilo, são baratos ao kilo, varia entre um euro e trinta e os três euros, são fáceis de confecionar, rapidos e saborosos e permitem como o arroz juntar quase tudo.
Desde logo conheço duas formas de o confecionar, ou escaldando o cuscus ou colocando água fria por cima do cuscus e no frio deixar o cuscus absorver a agua e depois cozinhar num pouco de azeite ou outra gordura depois de o desfazer, pois fica num bloco (é a forma que uso mais) é claro que no campo a primeira é mais adequada, na minha receita eu faço assim, cubro com água o cuscus (sem exagerar a água ) coloco no frigorifico, no campo podia ser no exterior se estivesse frio, mas ai atenção para fechar bem contra os animais, e depois de bem consistente, usar uma panela, woc, ou frigideira e desfazer com os dedos para dentro da frigideira com um pouco de gordura, passar até ficar crocante, é claro que coloca -se vários ingredientes entre eles o sal, alhos, cebola picadinha e outros legumes picados, quem gostar põe malagueta, pimentos, pimenta preta, salsa, colorau, gengibre ralado ou em pó , coentros e hortelã no final, um caldo knorr se gostar, açafrão etc, no caso pode - de por sumo de limão e de laranja antes ou depois de cozinhar, antes directamente sobre o cuscus seco antes de ir ao frigorifico, eu pessoalmente em casa, faço um refogado com todos os legumes e temperos e reservo e (mas primeiro cozinho o chouriço na frigideira ou woc com um pouco de gordura )e ponho os restantes ingredientes e reservo, a seguir faço o mesmo ao cuscus isoladamente e depois de bem crocante por passar pelo lume mexendo bem, acrescento o que reservei e mexo no lume, coloco os coentros e o hortelã e é servir, o chouriço pode ser o corrente e vai desfeito sem a pele, se for no campo é colocar o chouriço desfeito com a cebola e o alho, aipo, alho francês etc ( a gosto) fazer um refogado e só depois juntar o cuscus seco sobre o qual se coloca um pouco de água a ferver para escaldar, dá-se uma ultima mexida e serve - se é facil, nutritivo e saboroso, alguma dúvida perguntem.
Podem substituir ou somar com presunto, outro enchido, camarões, carne ou outra coisa.
Saudações

MensagemEnviado: terça nov 16, 2021 8:31 pm 

Registado: quinta nov 04, 2021 7:25 pm
Milhafre, grato pela partilha, pessoalmente desconhecia a segunda forma de cozinhar (com água fria), a experimentar um destes dias.

Abraço

MensagemEnviado: quarta nov 17, 2021 3:51 am 

Caro Jorgecordeiro.
Agradeço a tua participação neste tema, verdadeiramente não é cozinhar com água fria ( eu não soube transmitir bem) é mais fazer uma pré preparacão para a confecção do cuscus pela hidratação antecipada do cuscus, esta forma não é da minha autoria retirei da nete, o que fiz foi aperfeiçoar ( penso eu )a receita á minha maneira, pois ela permite jogar com ingredientes novos e no caso juntei os chouricos correntes aos legumes ( não mencionei, mas uso também cogumelos) e juntei legumes( não faltar cenouras aos cubos minis) e especiarias ao meu gosto, bem como dei umas voltas minhas como passar os legumes no woc independentes do cuscus que por sua vez passam pelo woc autonomamente para ficarem mais crocantes e depois é que junto novamente no woc para um toque final( digo woc, mas podia ser frigideira ou panela, só que o woc, facilita.
E certamente se experimentares, irás inovar e fazer uma receita criativa e ainda melhor.
Saudações e um abraço

Editado pela última vez por milhafre em segunda jan 03, 2022 3:55 am, num total de 1 vez.

MensagemEnviado: segunda nov 22, 2021 4:59 pm 

Registado: sexta fev 06, 2015 1:03 am
Faca preferida:: Faca do mato
Olá milhafre, gostei do teu tópico e engraçado que eu costumo levar muitas vezes cuscus para as minhas caminhadas, além de ser bastante nutritivo, é um alimento que não ocupa espaço, nem pesa na mochila!
A única desvantagem que eu encontro neste tipo de alimento, é que precisa de muita água para hidratar, seja a frio ou a quente!
A grande vantagem como tu disseste, mesmo sem fogueira, não ficamos sem obter uma bela refeição, mesmo que seja fria, é só juntar a água e já está.
Já para cozinhar outras massas, é preciso ferver a água cerca de 8 minutos, algumas até 12 minutos, isso é tempo perdido e requer o uso do fogo. Em situações extremas poderá ser um grande problema para obter uma refeição!
Por isso o cuscus ou o puré de batata, fará sempre parte do meu cardápio das refeições de campo. ;)

MensagemEnviado: segunda nov 22, 2021 9:40 pm 

Caro amigo João carmo.
Agradeço a tua participação nesta minha partilha, como sempre acrescentas valor com a tua experiência e saber, é como dizes os cuscus não são muito conhecidos, mas têm muito interesse.
Saudações

MensagemEnviado: sexta dez 03, 2021 12:14 am 

Registado: quinta mar 29, 2012 11:59 pm
Faca preferida:: F1
Costumo fazer cuscus mas nunca os fiz dessa forma. Fiquei com "água na boca". Acho que da próxima vez vou experimentar fazê-los assim.

MensagemEnviado: sexta dez 03, 2021 4:41 am 

Caro msb.
Agradeço a tua participação neste tema, desta forma os cuscus ficam mais crocantes sem necessitarem de tanto tempo no lume, eu comecei a fazer assim e fui aperfeiçoando e tenho obtido bons resultados e duma maneira geral as pessoas têm gostado, experimenta e depois conta aqui no fórum como correu.
Um feliz natal com saúde para ti e familia, saudações.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal