Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quinta jun 24, 2021 1:01 am

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 65 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Pr√≥ximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta out 04, 2013 10:15 pm 
O tipo dos bonecos

Registado: quarta ago 12, 2009 2:37 pm
Faca do fórum Nr: 31
Faca preferida:: mora
do que li aqui, os videos não causaram indisposição a ninguém.
causaram preocupação, que é uma coisa diferente.
preocupa√ß√£o por n√£o s√≥ terem sido verificadas algumas incorrec√ß√Ķes, potencialmente perigosas, como pela atitude subsequente, que n√£o √© costumeira por aqui.
eu próprio já me enganei várias vezes a postar aqui, e felizmente há sempre alguém a corrigir ou a chamar a atenção, e espero que continuem a fazê-lo, não vá eu ser responsável por algum incauto que leia o erro que escrevi e seja mal dirigido.
da√≠ a fazer ju√≠zos de valor de que se causa "indisposi√ß√£o" a algu√©m, partir do principio que nos est√£o a atacar ao corrigirem os nossos erros, e a mudar a nossa assinatura para algo menos agrad√°vel, vai uma enorme dist√Ęncia.
uma coisa é debater se há realmente erro ou não, partindo do principio que podemos sempre estar errados, outra é esta atitude, que me entristece.

MensagemEnviado: sexta out 04, 2013 10:31 pm 

Registado: sexta jul 12, 2013 11:42 pm
Faca do fórum Nr: 0
Vais desculpar toonman a atitude do bota a baixo n√£o partiu de mim.
Os vídeos são sobre como obter água e não como tratar, não sei porque vieram baralhar tudo.
E depois eu digo no vídeo que não bebia aquela água assim, tentaram armar aqui um grande problema em torno de nada.
J√° varias vezes admiti erros e podem confirmar isso, mesmo em videos que fiz, onde fa√ßo refer√™ncia as pessoas que me ajudaram, n√£o tenho problema em faze-lo, o que n√£o √© o caso aqui neste v√≠deo, n√£o vou estar a admitir um "erro" quando ele n√£o existe. O que existe √© implic√Ęncia, √© s√≥ isso que consigo ver.

O conhecimento é tudo!

MensagemEnviado: sexta out 04, 2013 10:32 pm 

Registado: sexta dez 04, 2009 10:48 pm
Ice Man, car√≠ssimo, o conte√ļdo dos v√≠deos que partilhou s√£o uma amea√ßa √† sa√ļde p√ļblica. Quer ser respons√°vel pela intoxica√ß√£o / morte de algu√©m?
Bem sei que pelas suas experiências, não morreu, até agora... Mas até a Marie Curie morreu com as descobertas, por exposição. Por isso tenha cuidado, consigo e com os outros.
Obrigada.

_ Esta mensagem NÃO foi escrita segundo o acordo ortográfico. (nem irá ser) _

MensagemEnviado: sexta out 04, 2013 10:47 pm 
O tipo dos bonecos

epah, n√£o.
n√£o se fazem videos de "como obter √°gua potencialmente mortal", sem o devido aviso.
olha, pá, aqui está uma técnica de arranjares água. só que não a deves beber, porque é potencialmente toxica enquanto não for tratada, mas eu vou estar caladinho sobre esse enorme detalhe, o problema é teu.
desculpa, mas isso n√£o faz sentido nenhum.
isso até eu vou ali ao tejo e encho um caneco daquilo. aqui está uma maneira rápida de arranjar água. ponto final. não pode ser, é moralmente errado.
e nada me leva a supor pelo teu discurso que sejas um est√ļpido de propor√ß√Ķes einsteinianas ao ponto de n√£o ter consci√™ncia disso.
só posso presumir que não encaixaste bem a crítica, que até tem fundamento.
n√£o √© implic√Ęncia, porque sen√£o ningu√©m tinha entrado em di√°logo contigo, tinham entrado a matar com gozo, como acontece (infelizmente) sempre que aparece aqui um caramelo a postar disparates como um entendido na mat√©ria, espero que compreendas.
√© preocupa√ß√£o com o conte√ļdo de um membro do f√≥rum que at√© se deu ao trabalho de criar conte√ļdo, porreiro, e eu sei o trabalho que d√°, mas que precisa de afina√ß√£o.
e desculpa, mas não podes entender o que aqui foi dito como implicação, como se não houvesse muita razão no que aqui foi dito.
talvez não da maneira mais diplomática do mundo, reconheço, mas isso não lhe tira a razão.

MensagemEnviado: sexta out 04, 2013 11:18 pm 

toonman eu nunca disse para beberem a √°gua e como j√° referi queria fazer um trabalho seccionado em 1¬ļ como obter e depois como tratar, bem como os v√°rios m√©todos para tratar.
A minha primeira intervenção até foi na brincadeira como já disse, mas a partir dai só vi críticas nada construtivas.
Eu considero um di√°logo construtivo aquilo que estamos a fazer agora e lido muito mal com arrog√Ęncia e no meu ponto de vista uma certa implic√Ęncia.
Admito que a partir do momento em que o di√°logo nada construtivo se estabeleceu perdi um pouco as estribeiras dizendo coisas que num di√°logo construtivo n√£o diria.
Eu vou colocar uma nota no vídeo que a dita cuja carece tratamento.

Prontos mais umas criticas construtivas, é disto que eu falo.... enfim

Elise Escreveu:
Ice Man, car√≠ssimo, o conte√ļdo dos v√≠deos que partilhou s√£o uma amea√ßa √† sa√ļde p√ļblica. Quer ser respons√°vel pela intoxica√ß√£o / morte de algu√©m?
Bem sei que pelas suas experiências, não morreu, até agora... Mas até a Marie Curie morreu com as descobertas, por exposição. Por isso tenha cuidado, consigo e com os outros.
Obrigada.

O conhecimento é tudo!

MensagemEnviado: sexta out 04, 2013 11:33 pm 

Registado: quinta jun 10, 2010 1:12 pm
Faca do fórum Nr: 24
Canal/Tom PMR 446: Canal 6/0
Faca preferida:: FdF n¬ļ 24
Então faço eu agora uma critica (espero que construtiva). Vou utilizar como exemplo este questão de particionar a captura e tratamento em dois:

Quando tiveres a apresentar uma tem√°tica (e.g. √°gua), trata primeiro da componente "letal" (tratamento da √°gua) referindo no fim dos videos que mais √† frente ir√°s falar de como obter o componente (obten√ß√£o da √°gua), podendo nestes refor√ßar a import√Ęncia de ver os videos da "s√©rie" anterior. No fundo √© apenas uma troca na ordem de apresenta√ß√£o.

Sérgio Rasteiro aka Vildor ---- vildor@bushcraft-pt.org

MensagemEnviado: sexta out 04, 2013 11:35 pm 
O tipo dos bonecos

é uma questão de lógica.
se ensinas como obter água numa "situação de sobrevivência", e não és absurdamente claro no resto, ninguém presume que estás a ensinar como obter água para regar a horta.
parte-se do principio que é aquilo e pronto. para beber.
volto a frisar a necessidade de ser absurdamente claro nestas coisas, para além do que nos parece óbvio.
sei que n√£o √© nada f√°cil, √© t√£o est√ļpido que n√£o nos passa pela cabe√ßa que algu√©m o fa√ßa.
at√© que algu√©m o faz e no seu √ļltimo suspiro diz que o fez porque viu o nosso video, e assim se passa uma vida a pagar uma indemniza√ß√£o √† fam√≠lia do defunto.
é o downside de fazer este tipo de coisas, ou as seguradoras já há muito que tinham falido.
até em coisas tão simples como por uma mochila às costas já fui criticado, porque devia ter flectido as pernas ao pegar na mochila (estava quase vazia, não senti necessidade, mas quem vê vai pegar numa pesada e dar cabo das costas por causa do conselho do idiota que fez o video).
temos que nos lembrar que para o idiota, a culpa nunca é dele.

MensagemEnviado: sexta out 04, 2013 11:50 pm 

Elise Escreveu:
Obrigada.

Agora que os √Ęnimos acalmaram.
Respondendo ao seu comentário isto não são técnicas para utilizar no dia-a-dia nem no campismo são técnicas de sobrevivência, sabe pelo menos quanto tempo sobrevive sem água? Portanto é bom que saiba onde obte-la.

Agora analisando mais friamente a quest√£o da dita √°gua turva estou quase certo que se pode beber a √°gua directamente sem tratamento, eu explico.
O orvalho n√£o chega a ter contacto suficiente com a √°rvore para esta, a contaminar, por norma a √°gua sai limpa como √°gua da chuva, algo aqui correu mal.
Se analisar bem o vídeo verifica-se que a coloração deveu-se a uma folha e uns pequenos pauzinhos que caíram dentro do recipiente é bem visível, dai a coloração tipica dos taninos.

vildor Escreveu:
Então faço eu agora uma critica (espero que construtiva). Vou utilizar como exemplo este questão de particionar a captura e tratamento em dois:

Quando tiveres a apresentar uma tem√°tica (e.g. √°gua), trata primeiro da componente "letal" (tratamento da √°gua) referindo no fim dos videos que mais √† frente ir√°s falar de como obter o componente (obten√ß√£o da √°gua), podendo nestes refor√ßar a import√Ęncia de ver os videos da "s√©rie" anterior. No fundo √© apenas uma troca na ordem de apresenta√ß√£o.

Isto sim é ser construtivo, e sem duvida uma boa ideia é o que irei fazer criar notas de reencaminhamento.

toonman Escreveu:
se ensinas como obter água numa "situação de sobrevivência", e não és absurdamente claro no resto,

Bom se calhar um erro meu e falar partindo do principio que me est√£o a entender e t√™m algumas no√ß√Ķes disto, mas l√° est√° h√° sempre aquele que n√£o sabe absolutamente nada.

O conhecimento é tudo!

MensagemEnviado: segunda out 07, 2013 10:43 pm 

De modo a ficar mais completo fica aqui um vídeo sobre descontaminação biológica.

O conhecimento é tudo!

MensagemEnviado: segunda out 07, 2013 11:11 pm 
O tipo dos bonecos

fixe.
faltou a√≠ a quest√£o de que a √°gua ferve a 100¬ļ s√≥ se for pura, e que contendo detritos onde os microorganismos se possam alojar para se escudarem do calor pode ser necess√°ria uma fervura mais prolongada.

MensagemEnviado: segunda out 07, 2013 11:44 pm 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Gostei. Muito completo!

Eu também bebia a água.

MensagemEnviado: ter√ßa out 08, 2013 12:22 am 

Tentei ser o mais exacto possível para não gerar confusão com outros tipos de descontaminação.
Relativamente ao pri√£o tenho uma d√ļvida quanto a temperatura ideal para ele se formar, ou ser√° qualquer temperatura e qualquer ambiente?

O conhecimento é tudo!

MensagemEnviado: ter√ßa out 08, 2013 12:28 am 

toonman Escreveu:
fixe.
faltou a√≠ a quest√£o de que a √°gua ferve a 100¬ļ s√≥ se for pura, e que contendo detritos onde os microorganismos se possam alojar para se escudarem do calor pode ser necess√°ria uma fervura mais prolongada.

Sim, está certo sim, material sólido também pode alterar o ponto de ebulição.
Falha sempre alguma coisa, mas quem estudar um pouco a sequência dos processos de descontaminação rapidamente vê que tem que filtrar os detritos.
Mas h√° sempre o idiota, claro...

O conhecimento é tudo!

MensagemEnviado: ter√ßa out 08, 2013 1:06 am 
L√°pis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Ice-man Escreveu:
Tentei ser o mais exacto possível para não gerar confusão com outros tipos de descontaminação.
Relativamente ao pri√£o tenho uma d√ļvida quanto a temperatura ideal para ele se formar, ou ser√° qualquer temperatura e qualquer ambiente?

Sei pouco sobre pri√Ķes. Falei disso em biologia mas muito por alto (n√£o sou dessa √°rea). Os pri√Ķes s√£o prote√≠nas que provocam doen√ßas como √© o caso da BSE (Doen√ßa das vacas loucas), as prote√≠nas continuam est√°veis a temperaturas mais altas por isso s√£o dif√≠ceis de "matar". Mas os pri√Ķes s√£o assim frequentes na contamina√ß√£o da √°gua?

MensagemEnviado: ter√ßa out 08, 2013 5:53 am 

Farrobeira Escreveu:
Mas os pri√Ķes s√£o assim frequentes na contamina√ß√£o da √°gua?

De facto não são assim tão frequentes mas são uma realidade plausível e está no topo dos microorganismos, sendo os seus efeitos terriveis.

O conhecimento é tudo!

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 65 mensagens ]  Ir para p√°gina Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Pr√≥ximo

Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - F√≥rum de Bushcraft e T√©cnicas de Sobreviv√™ncia - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal