Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: quinta jun 24, 2021 1:45 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Filtro de água
MensagemEnviado: quarta dez 02, 2015 12:40 pm 

Registado: terça fev 02, 2010 8:36 pm
Faca do fórum Nr: 0
Canal/Tom PMR 446: 2996
Faca preferida:: Cold Steel Bushman
Novo filtro "MSR Guardian" disponivel a partir de 2016. :mrgreen:

https://www.youtube.com/watch?v=Dy8DZj2mKFg

MensagemEnviado: sexta out 21, 2016 5:13 pm 

Registado: terça nov 08, 2011 1:49 am
Faca preferida:: Enzo Trapper O1
Pessoal,
Hoje estou on fire aqui no forum.
Em relação aos filtros tenho 2 e 1 purificador, sendo.
1 MSR Miniworks
1 Mini Saywer
1 purificador MSR Miox

o Miniworks tenho desde 2006:
tem um filtro de cerâmica e um core de carvão activado, que serve principalmente para tirar químicos e sabores da água.
Tem de se bombear, tendo (com o filtro de cerâmica limpo) uma performance de 1 litro/minuto.
Até hoje usei por Marrocos, e por cá muitas vezes, nos trekkings e caminhadas, é um filtro conceituado: era usado pelas forças de reconhecimento dos marines americanos. Pesa cerca de 500gr.
em relação á duração da cerâmica: tem um aro de plástico que enquanto não passar no filtro, está bom.
Aquilo com a limpeza vai desgastando a cerâmica.

O saywer tenho há 1 ano e meio: usa um sistema completamente diferente, tem uma membrana microscopica que filtra tudo abaixo de 1 micron (se não estou em erro), usei ambos nas duas ultimas caminhadas que fiz, no Paiva com um amigo e na costa Vicentina, éramos um grupo de 6 pessoas.
Filtrei água de ribeiros que iam desaguando na praia. Ambos funcionaram bem, sendo o MSR melhor por ter um debito bem maior, no Paiva, levei apenas o Saywer: éramos 2.

O Miox comprei numa perspectiva de expedições a Marrocos e Mauritania e de paranóico, e porque o Miniworks não filtra virus, não é que se encontre virus na água assim finalmente, mas o Miox purifica totalmente até 4Lts de água de cada vez (apenas necessita de sal, que pode ser de cozinha ou marinho e de pilhas), atenção: purifica. caso tenha sujidades ou químicos tem de se filtrar, mas aí basta uma filtragem mecânica.
É também usado pelos fuzileiros Americanos, pois basta encher o camelbak, e por o composto de sal que o MIOX produz lá dentro, sendo muito mais rapido, pois não tem de se bombear. A filtragem mecanica é feita através de um pequeno filtro, tipo Sawyer mas da MSR que se introduzia no tubo do camelbak.

O Miox esta dentro da embalagem ainda.
Conclusão: para grupos ou necessidade de filtrar quantidades maiores de água, o Miniworks sem duvida.
para uma caminhada ou aventura curta a solo ou 2 pessoas, o Saywer.

Se bem que se for uma zona onde a agua possa estar contaminada quimicamente (ou seja, quase em todo o lado) e onde o sabor seja um factor importante (que é), o miniworks resolve.

Espero ter ajudado

MensagemEnviado: segunda dez 28, 2020 3:40 am 

Registado: segunda dez 28, 2020 3:32 am
Sempre usei comprimidos para purificar a água porque me parece um dos melhores métodos que existe. Porém, a água da Sanasa, que é minha distribuidora, é muito potável, então não tenho muito o que purificar. Sem dúvida é uma das melhores empresas de água do país, estou surpreso com o serviço que oferece e as opções que tem para pagar a Sanasa 2 via sem tantos inconvenientes. Então essa empresa facilita muito esse trabalho, nunca tentei outro método porque gosto do que uso, mas não nego a possibilidade de tentar outra opção.

MensagemEnviado: segunda dez 28, 2020 5:49 am 

Registado: quinta set 09, 2010 4:33 am
Caros camaradas nunoc e contovia 2.
Nunoc excelente apontamento sobre filtros de água para saidas em autonomia, tens um excelente conjunto e contribues com uma boa resenha sobre os mesmos, só faltou saber custos e qualidade relativa entre valências e preços relativos e fotos (mas se calhar estás no meu grupo que não consegue coloca - las no fórum. ..) seja como for foi excelente a partilha e eu agradeço.
O contovia 2 trouxe a versão para casa e sem dúvida que é dentro de outro contexto a descutir pois as águas de distribuição urbana são todas diferentes e muitas vezes são insuportáveis, eu por exemplo, apesar de ser uma má solução só uso água engarafada para beber, parabéns por trazeres este tema para o fórum, saudações

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal