Bushcraft PT

Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
Data/Hora: sexta jul 30, 2021 9:25 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo jul 20, 2014 12:16 pm 

Registado: sexta jun 08, 2012 11:47 pm
Faca do fórum Nr: 0
Lembrei-me de pesquisar por receitas com Anêmonas do Mar. A primeira vez que as comi foi numas férias que passei em Aljezur. Os espanhóis são "loucos" pela iguaria e conhecem-nas por Ortiguilhas.

A receita não tem dificuldade nenhuma, é como fritar um qualquer peixe ou passá-lo em polme.
Fica o Link:

http://www.lacocinadelechuza.com/2009/0 ... ritas.html

Quanto à comestibilidade eu não tenho dúvidas (ou melhor, já as aviei e nada me aconteceu). A questão importante para o forum era saber, para já, se alguém conhece, se já comeu e qual o valor nutritivo das Anêmonas. Penso que ainda continua a ser um recurso bastante abundante na nossa costa, e, não sei bem porquê não muito apreciado ou mesmo desconhecido, até.

MensagemEnviado: domingo jul 20, 2014 1:19 pm 

Anémonas de Galicia, nueva delicia culinaria
in: http://www.berenguela.com/anemonas-de-g ... 2010-01-26

"La comunidad sigue investigando nuevas formas de enriquecer la oferta culinaria. Ahora les llega el turno a las anémonas. Según informa La Voz de Galicia, en la Universidade de Santiago de Compostela se prepara un estudio para hacer posible la comercialización de este antozoo que vive anclado a los soportes más fuertes del fondo del mar.
El estudio, llevado a cabo por departamento de Zooloxía e Antropoloxía Física de la Facultade de Bioloxía, expondrá sus conclusiones en seis meses. Uno de los objetivos es determinar cuál es la cantidad recomendable para extraer sin comprometer la supervivencia de la especie, cuál es la época de veda y cuál la talla mínima.
Las cofradías de A Coruña, Barallobre y Cangas ya pueden capturar, y la firma Portos-Muiños, asentada en el pósito de Cangas se encarga de su comercialización, que aún se encuentra en sus primeras fases pero que ya cuenta con una conserva fresca y dos congeladas. Se están enviando muestras a los restaurantes más famosos de España para darla a conocer.
Actualmente, las anémonas son un plato popular en Andalucía, en especial en Cádiz. Reciben el nombre de ortiguillas de mar y suelen consumirse rebozadas y fritas. El precio de una ración está en torno a los 7 euros."

MensagemEnviado: segunda jul 21, 2014 4:26 pm 
Lápis Azul

Registado: quarta ago 12, 2009 10:50 am
Faca do fórum Nr: 1
Canal/Tom PMR 446: PMR2814
Faca preferida:: Karesuando carb.85mm
Algo a experimentar, sem dúvida.

MensagemEnviado: segunda jul 21, 2014 10:16 pm 

Eu já experimentei. Quando apanhadas e cozinhadas frescas, no mesmo dia, a sua consistência tem algo de gelatinoso mas firme, o cheiro e sabor são a maresia, próximo de outros seres marítimos. Ouriços do mar, percebes, búzios, coisas do género mas diferente.
Tenho curiosidade em conhecer mais sobre as suasqualidades nutritivas, mas da pequena pesquisa que fiz na net pouco encontrei é o que se encontra é de origem espanhola. Acho que a moda ainda não chegou a Portugal.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
© Bushcraft PT - Fórum de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência - Desde 2008
Traduzido por phpBB Portugal